Publicidade
Seg 23 Out 2017

Gabriela Otto: Restaurante de Hotel, preferido dos Hóspedes e da Comunidade Local

Gabriela Otto

Muitos hoteleiros, quando falamos de restaurante, pensam direto em custos. Compreensível. Mas vamos a parte boa. Um restaurante pode adicionar 20% a 25% ao faturamento do hotel. E se adicionarmos um chef com experiência, staff bem treinado e muito marketing local, esse número pode dobrar sua receita de A&B.

Mas muitos hotéis, principalmente os econômicos, optam por terceirizar seus restaurantes.

Agora se ele continua sob sua gestão, conheça as 9 dicas de um gerente geral norte-americano, que tem hotéis e restaurantes sob sua gestão:

Restaurante do Hotel Slaviero Lifestyle Rio de Janeiro

  1. Conheça seus habitués – além de humanizar o atendimento, aumenta as gorjetas. É bom para todo mundo;
  2. Crie uma entrada separada do hotel – muitas pessoas não gostam de entrar no lobby de um hotel para jantar;
  3. Crie Promoções e Programas de Fidelidade – mesmo um café ou sobremesa gratuita funciona. Valores diferenciados para hóspedes também. E por que não incentivar o público local, oferecendo programa de fidelidade, onde ele vai aumentando os benefícios dependendo do número de pessoas que traz para acompanha-lo nas refeições;
  4. Pense localmente – depois de definido menu e conceito, pense demograficamente na comunidade local. Os clientes serão casais jovens, famílias, profissionais ou diversos públicos? Pergunte à comunidade o que ela quer;
  5. Seja diferente – Hóspedes esperam um pacote completo, e locais esperam variedade. Escolha um nicho e assegure que se adeque aos hóspedes e também aos locais;
  6. Promova seu restaurante – Convide críticos gastronômicos, blogueiros, jornalistas e radialistas para experimentar. Distribua folhetos nas empresas ao redor do hotel. Crie um hot site exclusivo do restaurante linkado com o site do hotel. Crie uma página no Facebook e ofereça benefícios por ‘likes’. Incentive as pessoas a assinarem sua newsletter, com a possibilidade de ganhar um jantar na mesa da cozinha, aquela onde o chef cria um menu exclusivo. Seja presença nas mídias sociais, monitorando e respondendo reviews no Tripadvisor periodicamente. Participe ativamente da comunidade local em de eventos de caridade, escolares, etc. Comemore datas especiais, fazendo parcerias com marcas locais e oferecendo menus temáticos;
  7. Promova seu Chef – Quanto mais renomado o chef, mais dinheiro ele lhe dará. Coloque a foto dele nas redes sociais, fale do seu currículo, deixe-o falar sobre o restaurante e cardápio. Coloque-o para participar de eventos na cidade. Introduza-o como novo chef na comunidade local e via mídia local. Isso pode inspirar pessoas a visitarem o restaurante e até darem uma nova chance, caso já tenham ido no passado;
  8. Invista nas suas pessoas – Tenha uniformes sempre arrumados e de boa qualidade. Pague por treinamento para que o conceito do restaurante seja totalmente compreendido, gostem do que fazem e excedam os padrões normais de atendimento. Mantenha o quadro de colaboradores completo para evitar qualquer gap nos serviços, e futura insatisfação do cliente. Por fim, se você é pequeno e tem um staff enxuto, invista em cross training. Um concierge pode ser um excelente bartender;
  9. Comercialize produtos locais – engaje a população local oferecendo produtos locais para venda no próprio restaurante. O mesmo vale para café da manhã, use e abuse de sabores e alimentos locais. 

O estigma de má qualidade da comida de ‘restaurante de hotel’ já ficou no passado. A percepção das pessoas mudou, e é hora de você mudar também. Hóspedes e Comunidade Local exigem dedicação. Eles agradecerão, e seu bolso também.

----

Gabriela é formada em Comunicação Social pela PUC/RS, Pós em Marketing pela ESPM e MBA Executivo pela FAAP/SP, além de inúmeros cursos de qualificação profissional, incluindo 2 certificações internacionais como Leadership Development Trainer e Business Impact Leadership Facilitator.

A profissional solidifica sua experiência com 20 anos de trajetória em Marketing Estratégico, Gestão Comercial e Desenvolvimento de Pessoas. Em sua trajetória profissional, tem experiências marcantes em empresas de grande porte como Caesar Park, InterContinental, Sofitel Luxury Hotels e Worldhotels, sendo a executiva responsável pela divisão América Latina nas duas últimas, o que lhe deu profundo conhecimento sobre o Mercado de Luxo.

Recentemente, aceitou o convite para ser a Presidente da HSMAI Brasil (Hospitality Sales and Marketing Association International), entidade sem fins lucrativos com mais de 80 anos, presente em 36 países e com mais de 7.000 associados. Seu foco é a educação e profissionalização de mercado através de eventos, certificações internacionais, webinars, artigos e whitepapers.

Principal palestrante sobre Turismo de Luxo do País, é Professora da Educacão Executiva da ESPM, Criadora de renomados cursos como “Gestão e Estratégias do Turismo de Luxo” e “Revenue Management e Distribuição Hoteleira”, Facilitadora para alta gestão na DDI World, Articulista de sites especializados em Hotelaria, Marketing e Mercado de Luxo, além de manter um renomado blog no seu segmento. 

Contato
gabrielaotto.com.br

* Fotos: divulgação/Arquivo Pessoal

Notícias Relacionadas

Comentários

Contato

Telefone : (11) 3253-9762

Celular/Claro : (11) 976-527-506

Celular/Claro : (11) 976-536-848

redacao@hoteliernews.com.br

Rede Sociais
Newsletter