Publicidade
Seg 24 Abr 2017

Em nova fase, Costa do Sauípe (BA) é o maior complexo hoteleiro e de eventos do Brasil

Vista parcial da praia, que é uma coadjuvante das atrações na Costa do Sauípe (fotos: Peter Kutuchian)

Sauípe é um termo tupi que significa "no rio dos saguis". O rio passa na região de Mata de São João, extenso (670 K) município baiano que abrange uma faixa litorânea e também parte do interior, distante cerca de 60 km de Salvador. E é ali, logo depois da Praia do Forte, no litoral, que está inserido, numa área de de 1,750 milhão de metros quadrados, o maior complexo hoteleiro e de eventos do Brasil: a Costa do Sauípe, que vive uma nova fase de reestruturação.

São 1.564 habitações, distribuídas em cinco empreendimentos - um premium e quatro denominados resorts, de grande porte e em outras cinco pousadas. Os resorts contam com infraestrutura completa e independente, incluindo áreas destinadas para todos os tipos de eventos. São mais de 9 mil metros quadrados de espaço, incluindo a Arena Sauípe, com cinco mil metros quadrados e foyer de quase 900 metros quadrados.

Cada um dos hotéis possui também seu próprio restaurante, complexo aquático e demais amenidades.

A Costa do Sauípe, contempla restaurantes, bares, lounge, piscinas, spa, quadras de tênis, campo de futebol society, quadras poliesportivas e de futsal, centro náutico, fazendinha, circo, vila temática com restaurantes, lojas e área para shows.

A reportagem do Hôtelier News foi até Salvador e de lá seguiu de transfer para a Costa do Sauípe, num trajeto de uma hora e quinze minutos. Chegando na portaria, uma pequena fila de carros e ônibus indicava o movimento positivo do empreendimento, inaugurado no segundo semestre do ano 2000 e que está em uma nova fase de operação desde 2015.

Por Peter Kutuchian*

A experiência de hospedagem foi no Sauípe Premium, o empreendimento de categoria máxima dentro da Costa do Sauípe. Para entender como é a estrutura do complexo, imagine-se olhando-o lá do oceano, faça de conta que você está num balão a uma altura que consiga ver todo o conjunto hoteleiro. Do lado esquerdo vem a Ala Sol, depois, sempre para a direita, vem as outras alas, Mar, Terra, Pousadas, Premium e Água. Fácil.

Pois bem, o Sauípe Premium conta com 198 suítes, com 43 metros quadrados, e uma suíte Master, com 76 m². As habitações são bem espaçosas com dois ambientes - sala e quarto - e com banheiro amplo com dois acessos. As amenidades incluem frigobar incluso na tarifa e com reposição diária, TV com programação a cabo, bancada de trabalho, sofá, acesso wi-fi gratuito, amenities L'Occitane, terraço com vista para a piscina e mar, cama de tamanho king, menu de travesseiros e ar condicionado.

No quesito de infraestrutura gastronômica, o Sauípe Premium tem dois restaurantes, um deles, o Casa Grande, serve as três principais refeições do dia, todos no sistema buffet. Para sair da rotina, pode-se reservar o jantar no restaurante Baía de Ilhéus, onde é oferecido um menu degustação que pode ser escolhido dentre três opções: Mediterrâneo, Nordestino e Indonésio.  

Vale ressaltar que todo o complexo atende no sistema all inclusive mas, no Premium, existem algumas vantagens como uma carta de bebidas alcóolicas especiais, servidas no Lounge Bar Stella Artois, e o frigobar no quarto.

O conceito da gastronomia oferecida no Sauípe Premium, da qual provamos, é excepcional. Há uma grande variedade de cozinhas - regional, mediterrânea e internacional - provida de produtos de alta qualidade e com a preparação feita na hora, inclusive com algumas estações temáticas, a de pizzas por exemplo.

Em sua infraestrutura, o Sauípe Premium conta com o menor lobby em comparação com os demais empreendimentos hoteleiros. Sim, porque ele também possui a menor quantidade de habitações. Essas atribuições permitem que se tenha uma hospedagem diferenciada.

Incluído no rol de oferecimentos, o hotel conta com sala de jogos, copa do bebê, piscina para adultos e crianças. Quem se hospeda no Premium tem acesso a qualquer um dos outros quatro resorts, podendo usufruir das infraestruturas de lazer e de gastronomia.

Além disso, as atividades náuticas estão inclusas, assim como uma hora de bicicleta. Aulas de ioga, alongamento, spinning e dança podem ser usufruídas, assim como os serviços de spa. 

Pular, brincar e se divertir!
Não é só de piscina e praia que se passa o tempo na Costa do Sauípe, as belezas naturais de Netuno, o Deus romano do Mar, em parceria com Oxóssi, Deus das Matas e Eólo, Deus do Ar, por si só garantem a conexão necessária para estarmos alinhados com os elementos da natureza. Toda essa beleza aliada ao sistema all inclusive pode ser muito convidativo para ficarmos num estado nababesco, ideal para se acumular as tão indesejadas gordurinhas. Por isso, e pela diversão, a programação de atividades da Costa do Sauípe garante atividades o dia todo. Podemos começar o dia caminhando na praia ou em trilhas específicas. Pedalar também está no roteiro. É só alugar uma magrela e sair pelas alamedas e vias do complexo. Prefere mais conforto? Alugue um carrinho elétrico.

Demais atividades incluem as náuticas como pedalinho, stand up paddle, canoagem, caiaque, aulas de surf, pesca, mergulho e snorkelling, parasail, cavalgadas, tirolesa, sendo algumas dessas opções pagas a parte.

O agito noturno acontece na Vila Nova da Praia

Para as crianças, entre quatro e 12 anos, a infraestrutura reluz duas áreas, uma para atividades, com monitoramento, a Sauípe Kids, que funciona das 9h as 22h30, com piscina, brinquedoteca, teatro, playground, sala de jogos, de TV, oficinas de arte e culinária, babysitter e clube do Uippinho, e outra para a alimentação, que fica do lado. Os pequenos que estão na faixa de idade entre zero e quatro anos podem curtir os espaços também, desde que acompanhados por um responsável.

E não é só. Curte tênis? Ao todo são 15 quadras, sendo seis de saibro e nove de piso rápido. Outros jogos? Que tal futebol, futsal, society, vôlei de praia e de quadra, basquete, handebol? Que tal ter aulas de trapézio? O Sauípe Circus oferece essa atividade, incluindo show de malabares e de palhaços. E no Sauípe Country, as opções reunem cavalgadas, passeios de pônei e aulas de equitação.

Ainda tem o Sauípe Spa com salão de beleza, salas para tratamento corporal, facial e de relaxamento, além de uma ampla academia de ginástica.

Ponto central do complexo, a Vila Nova da Praia, onde estão as cinco pousadas, reúne atrações que começam a gerar movimento quando o sol se põe. Música no coreto, na praça central, atrai os visitantes que se dispersam pelas vielas, seja para fazer compras ou para sentar nos bares e restaurantes para apreciar o movimento local. A iluminação cria um ar pitoresco, trazendo à tona, cenas de filmes e novelas, guardadas em nossa memória. Aliás, a Vila Nova da Praia é um perfeito cenário para qualquer película que retrate o cotidiano do interior brasileiro. 

Sauípe Resorts
As quatro Alas - Terra, Sol, Mar e Água - integrantes dos Resorts da Costa do Sauípe reúnem 1.219 habitações, divididas nas categorias Standard e Executive. As habitações são amplas, incluindo os banheiros, e as amenidades incluem wi-fi grátis, ar condicionado, frigobar e cofre. Existem suítes - confira na galeria fotos daquela visitamos.

A Ala Terra é a maior, como 404 habitações, incluindo suítes executivas e presidencial. Na Ala Água, 324 habitações e suítes perfazem a capacidade de hospedagem. Na Sol são 256 UH's, igualmente com suítes. Na Ala Mar, o número de apartamentos é de 235, com as suítes inclusas. 

Cada Ala é separada e conta com gradiosos lobbies, sempre com no mínimo um bar nas suas dependências, incluindo na área das piscinas, com petiscos e drinques. 

Ao todo, as Alas contemplam dez piscinas (seis para adultos e quatro para crianças), espaços para eventos, nove bares e quatro restaurantes, sendo o regime de pensão o all inclusive. Business center e serviços de lavanderia fazem parte do rol de oferecimentos. 

Sauípe Pousadas
Charmosas e localizadas na Vila Nova da Praia, as cinco pousadas da Costa do Sauípe, foram inspiradas nas obras de Jorge Amado, cada uma com decoração e infraestrutura diferentes. Ao todo são 147 unidades habitacionais, divididas nas categorias Standard, Suíte e Duplex.

A maior delas é a Pelourinho, onde fica a Recepção central, com 40 habitações que variam entre 17,80 e 62,80 metros quadrados. Na Pousada Carnaval são 37 quartos, de 18 a 44 m², e na Pousada Torre, o número é de 30 UH's, todas com 17,80 metros quadrados. Já as Pousadas Gabriela e Agreste contam com 20 quartos cada uma, numa metragem que varia entre 12,30 e 19,10 m², e 17,40 m², respectivamente.

Cada Pousada tem duas piscinas (adulto e infantil) e as refeições devem ser desfrutadas no restaurante Baiano, que fica na Vila Nova. A partir de 1º de maio, as Pousadas entram para o regime all inclusive, e os hóspedes dessa ala podem também adquirir um passe para desfrutarem o dia em um dos quatro resorts do complexo.

Uma viagem no tempo, a hospedagem nas Pousadas é romântica e diferente. As habitações são confortáveis e ideais para hóspedes jovens, com ou sem crianças - e dependendo da faixa etária pode-se atender até duas delas, junto com os pais.

Sauípe Eventos
Pense em qualquer formato de evento, desde uma reunião empresarial para 20 pessoas, até um show para 6 mil participantes. Na Costa do Sauípe é possível. Lá tem a maior infraestrutura de eventos dentro de um complexo hoteleiro no Brasil.

Vamos começar pela maior delas, a Arena Sauípe, que fica perto da Ala Água. Com 5.125 metros quadrados de área construída, o grandioso espaço pode receber 3,5 mil pessoas no formato auditório. Seu foyer tem quase 900 m² e o salão, que pode ser dividido em três, conta com 2.436 m², com um pé direito de oito metros. A estrutura conta ainda com mais quatro salas de apoio, cada uma com 52 metros quadrados.

Na sequência da Arena Sauípe, cada um dos resorts tem a sua própria estrutura para sediar eventos, vamos por ordem de grandeza. A Ala Terra conta com 15 salas e salões, totalizando cerca de 1,8 mil metros quadrados de área, além de três foyers. Juntos, os três maiores salões - Bahia 1, 2 e 3 - comportam 1,2 mil pessoas no formato auditório. 

Na Ala Sol, a infraestrutura dispõe de dez salas e salões, que podem receber 1,2 mil pessoas em auditório. São duas estruturas independentes - Ouro Preto e Tiradentes - com quatro foyers e um terraço. Sem contar os foyers e terraço, são quase 1 mil metros quadrados de área.

A Ala Mar conta com dois foyers que atendem oito espaços que, por sua vez, podem ser transformados em três salões, o maior deles - Gran Bahia 1, 2 e 3 - tem capacidade em auditório para 500 pessoas, e o menor - Vera Cruz - para 90 participantes. No total são 626 m², sem contar os foyers

Quatro salas que podem se unir formando uma área de quase 380 m², fazem parte da Ala Água, cuja capacidade máxima é de 360 pessoas. Um foyer atende aos quatro espaços, que separadas, têm capacidade para 90 participantes em auditório.

E, finalmente, no Premium, a área de 174 m² pode ser dividida em três salas, podendo receber ao todo 150 pessoas no formato auditório.

Sustentabilidade
Além do Programa de Reciclagem, onde todo o lixo orgânico ou não orgânico gerado dentro do complexo, é reciclado por meio de uma parceria com a cooperativa local Verdecoop, a Costa do Sauípe conta também com uma parceria com as associações de artesãos para aperfeiçoamento no design e nas formas de comercialização dos artefatos. Outro resultado dessa parceria foi a construção da Casa do Artesanato em Porto Sauípe e a disponibilização da venda das peças na Loja do Artesanato, dentro da Vila Nova da Praia.

Outras ações englobam o apoio a Meninos do Porto, uma escola infantil que acolhe cerca de cem crianças entre três e seis anos de idade; a disponibilização de consultoria e oportunidades de treinamento em gestão, dinâmicas sociais e interação comunitária; o incentivo da prática da implantação de hortas integradas das unidades do Sistema PAIS (Produção Agropecuária Integrada e Sustentável), uma parceria com a Coopevales, cooperativa de agricultores locais; e o apoio à Coopemar-LN, cooperativa de pescadores locais, para a revitalização da cadeia produtiva da pesca e melhoria da qualidade de vida dos próprios pescadores.

Colaborativo
O Programa Berimbau viabiliza aos hóspedes - que podem contribuir com R$ 7 por dia -, clientes e visitantes da Costa do Sauípe, além da Fundação Banco do Brasil, Previ e de diversas empresas e parceiros que operam no complexo, a oportunidade para contribuir efetivamente para a geração de emprego e renda na região, além de colocar em prática a opção pelo turismo sustentável.

Serviço
costadosauipe.com.br

* A reportagem do Hôtelier News viajou à Costa do Sauípe, a convite do empreendimento.

Notícias Relacionadas

Comentários

Contato

Telefone : (11) 3253-9762

Celular/Claro : (11) 976-527-506

Celular/Claro : (11) 976-536-848

redacao@hoteliernews.com.br

Rede Sociais
Newsletter