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A&B
Seg 16 Dez 2013

Segóvia, do Tryp Iguatemi: A&B agora sob gestão própria

Segovia_01_161213 O Segóvia tem uma charmosa entrada externa, com deck de madeira... (fotos: Juliana Bellegard)

Segovia_02_161213 ... e um acesso mais simples dentro do hotel, para seus hóspedes

Na mesa à frente, três mulheres falam espanhol e discutem algo enquanto tomam café e rabiscam anotações em suas agendas. Parecem executivas num dia de folga de sandálias e mochilas, apesar do smartphone em mãos. Na mesa ao lado, um estrangeiro alto, de camiseta e calça jeans, desce do quarto para o restaurante com seu computador e fones de ouvido. Pede um café e fica trabalhando ali mesmo. O ambiente do Segóvia, restaurante do hotel paulista Tryp Iguatemi, é dividido em dois espaços distintos: uma área para se tomar um café e sentar confortavelmente em poltronas ou mesas baixar. Ao lado, o bufê e o balcão do bar delimitam o ambiente seguinte, o restaurante per se. O espaço, ali, é ocupado por executivos que chegam em pequenos grupos, vindos de empresas instaladas no entorno do empreendimento. Estamos, afinal, no Itaim Bibi. O ano de 2013 foi de mudanças para o meio de hospedagem e sua área gastronômica. Até 2012, funcionou ali uma filial do Quattrino, renomado restaurante originalmente instalado nos Jardins. Com o fim do contrato de terceirização, o hotel assumiu o desafio de tomar a operação do setor de A&B. O espaço havia sido reformado recentemente, então algumas poucas mudanças foram suficientes para que o Segóvia estreasse, em fevereiro de 2013. Por Juliana Bellegard

Segovia_03_161213 "Os caras" do A&B: o coordenador de A&B Alex Santana e o chef Acácio Santiago

Apesar da troca de nome e de administração, o público manteve-se, segundo explica Natalie Diório, gerente geral do empreendimento. "Temos um alto percentual de executivos e clientes externos, resultado de uma adequação de cardápio que fizemos ao longo deste ano, e do trabalho de vendas do restaurante", detalha. O almoço é o horário do rush ali: entre 40% e 50% da clientela é externa. Durante o café da manhã e o jantar, os hóspedes são predominantes. O salão tem capacidade para 110 pessoas e serve as primeiras refeições do dia em formato de bufê, enquanto o jantar está disponível em sistema à la carte. Com a operação feita pelo próprio hotel, a cozinha não se restringe ao espaço do restaurante, atendendo também o room service, que é 24 horas, além de fazer o catering para os eventos realizados nas dependências do empreendimento. Entre café da manhã, almoço, jantar e serviço de quarto, a área de A&B serve, diariamente, uma média de 350 refeições, sendo responsável por cerca de 15% do total de receitas do hotel, segundo informa a gerente.

Segovia_04_161213 O salão montado para o serviço de almoço

Diversidade de opções A expectativa, para 2014, é que estes números cresçam. Isso porque a equipe trabalha em diferentes frentes de negócios para incrementar a atuação do departamento de A&B. "Temos um projeto de oferecer o serviço de catering para os escritórios da região do Itaim no ano que vem. Fizemos um projeto piloto há pouco tempo e o resultado foi positivo", conta a gerente. A estratégia amplia a gama de clientes do hotel pois atinge as empresas que possuem salas próprias de reunião e normalmente não demandariam nenhum serviço do Tryp. Antes do início desta novidade, o hotel trabalha para fechar 2013. Nesta época do ano, é comum haver mais procura de espaços para as confraternizações de fim de ano, coquetéis de empresas e reunião de colegas de trabalho para a revelação do famigerado amigo secreto, ou amigo oculto. E, claro, aqueles que buscam somente um espaço bacana para um happy hour. Pensando nestes clientes, o hotel conta com um cardápio especial para estas ocasiões. Além disso, a divulgação no entorno do empreendimento segue sendo feita pela sua equipe de Vendas. Segundo explica Natalie, há um esforço constante de estreitar o relacionamento com as empresas instaladas por ali. [A rua Iguatemi é o final da rua Joaquim Floriano, que cruza o Itaim e é perpendicular às vias mais conhecidas dali, como a Renato Paes de Barros, João Cachoeira e Bandeira Paulista. A concentração de empresas neste miolo do bairro é grande.] São enviados e-mails marketing divulgando as mais recentes promoções e, em paralelo, são feitas visitas e contatos.

Segovia_21_161213 Detalhe da decoração clean da mesa

Diversidade de sabores Esta é a aposta do Segóvia para atender às diferentes demandas que tem atualmente. A readequação do cardápio citada anteriormente pela gerente está ligada a este esforço. "O restaurante era bem focado na culinária mediterrânea, e agora estamos mudando alguns itens no cardápio, para que a cozinha tenha também uma influência contemporânea", descreve. Entre os itens do menu elaborado pelo chef Acácio Santiago - novos e antigos -, ela cita dois destaques: o Saint Peter com farofa de maracujá e arroz sete grãos ao molho de limão siciliano, recente inclusão, e a Picanha, tradicional favorita entre os estrangeiros. O Segóvia conta ainda com dias de cardápios temáticos, para variar ainda mais as opções gastronômicas oferecidas. Em paralelo aos pratos disponíveis diariamente, às terças-feiras há o menu árabe; a feijoada é servida, como manda o figurino, às quarta-feiras; a Paella Valenciana, outra experiência bem sucedida de 2013, segue no cardápio de quinta-feira; e o Bacalhau é destaque das sextas-feiras. As noites de terça-feira ainda têm um incremento a mais: as pizzas, disponíveis aos clientes por um preço fixo. Confira algumas opções do bufê de almoço de uma segunda-feira:  "Organizamos também alguns festivais, como foi o caso do bufê de sopas durante o inverno", diz Natalie, destacando que estas ações pontuais também servem como um chamariz para o público. Outra iniciativa realizada em 2013 e que deve se repetir no próximo ano é a participação do Segóvia na Restaurant Week. O evento, que acontece duas vezes ao ano na capital paulista, além de outras localidades, determina que o restaurante sirva um menu fechado de entrada, prato principal e sobremesa por um preço fixo, mais "camarada" do que o praticado normalmente. Popular entre os paulistanos, é uma chance do hotel divulgar seu espaço gastronômico para além de seu próprio bairro. Serviço www.tryphotels.com  

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