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Seg 15 Abr 2013

Seminário HN: Marketing e vendas como resumo da hotelaria

Seminário HN(fotos: Eric Ribeiro)

Motivado pelo aprimoramento do setor da hotelaria e pelo desenvolvimento do mercado de hospedagem, sobretudo com seus representantes independentes, a 4ª edição do Seminário Hôtelier News de Marketing e Vendas ocorreu durante os dias 3 e 4 de abril. A casa para o evento foi, novamente, o InterContinental São Paulo, instalado na zona central da capital paulista e cerca de cem pessoas compareceram à reunião. Composto por cases, painéis comportamentais e debates, o encontro tentou mostrar que os temas que o intitulam são a chave para a o mercado hoteleiro atual e estão em todos os departamentos e divisões do nicho.

Criado e organizado pelo Hôtelier News e pela Cenarium Training & Coaching, o ciclo de palestras recebeu profissionais, ligados ou não ao setor, de todas as regiões do País e buscou a integração de participantes com cada um dos temas abordados.

Ao todo, foram 15 atrações: sete cases, três painéis, cinco palestras e alguns momentos para integração e interação entre participantes e fornecedores do mercado, que fizeram-se presentes pelo Hotel Solution - espaço destinado a empresas e corporações ligadas ao setor.

Entre as apresentações passaram mais de vinte profissionais, de empreendedores sociais a políticos, passando por executivos de corporações conhecidas no ramo.

Neste levantamento, a reportagem buscou visões e interpretações acerca dos dois dias com participantes e organizadores da ação.

Por Filip Calixto

Seminario HN

No discurso de abertura, uma fala salientou um dos detalhes mais abordados nos dois dias de evento: a participação de empreendimentos independentes. "Gostaria de ressaltar a presença dos hotéis independentes, que compõem 90% do nosso público, o que nos deixa muito satisfeitos por poder agregar mais valor e mais conteúdo a estes representantes da hotelaria", comenta Peter Kutuchian, publisher do Hôtelier News e organizador do seminário.

O publisher ainda acrescenta que o evento é idealizado no sentido de promover o aprimoramento da hotelaria, e esta evolução faz-se ainda mais necessária em empreendimentos que não tem o suporte de uma rede, por isso o destaque e até mesmo a realização de palestras direcionadas.

Representante das unidades independentes, Maira Brauner, gerente Comercial do Hotel Continental Santa Maria, instalado em Santa Maria (RS), apontou como destaque a competitividade do mercado e a importância que a capacitação pode ter para a manutenção do negócio. "Num mercado tão competitivo como o atual, é muito importante a participação em eventos como este, pois proporciona troca de experiências entre os participantes e palestrantes. Temos acesso a uma visão diversificada de vários cases, proporcionado a atualização e o debate de temas diretamente ligados a hotelaria", opina.

Ainda segundo a gerente, o evento pode ser diretamente responsável pela melhoria em seu trabalho cotidiano, atualizando as informações e passando experiências diversas que podem ser empregadas em situações vividas corriqueiramente.

Para Pedro Döhnert, gerente Operacional da HB Hotels - cadeia que reúne três unidades hoteleiras -, a participação é primordial para profissionais que querem ter êxito no métier. "As palestras são importantes para que os participantes conheçam novas tendências e melhorem seus conhecimentos nos conceitos/temas que já praticam atualmente em seus empreendimentos", pondera.

Seminario HN

Foco em Marketing e Vendas

Pertencendo à menor parte do contingente do evento - as redes-, Amanda Salles, supervisora de Marketing da internacional Atlantica Hotels, também contribuiu como debatedora e frisou a importância das divisões de vendas e marketing no negócio hoteleiro. "Muitas vezes a diferença de um produto para outro é pequena, e o que pode fazer com que um hóspede fique no hotel 'x' e não 'y' é o trabalho que foi feito com ele e com o intermediário (quando aplicável), tanto em vendas quanto em marketing", diz.

Para a profissional, os temas são primordiais para a classe empresarial, debatidos em todo o tipo de negócio e não pode ser diferente na hotelaria, que tem métodos e características próprias. "Quando frequentamos eventos de marketing, temos uma visão geral de todos os mercados. E falar de hotelaria, que é um produto com características tão especificas, é muito válido", resume. "Os temas foram o mais importante. Mostraram situações reais, vividas e superadas por outras redes. É o mercado visto pelo mercado", sintetiza.

A tese é endossada por Luiz Bernava, gerente Comercial do Internacional Hotel & Eventos, de Maringá (PR). Para o executivo, as estratégias de marketing fazem parte de um novo cenário, no qual o cliente está cada vez mais exigente e com diversas ferramentas de avaliação.

"Hóspedes mais exigentes e informados, são famintos por iniciativas novas de marketing e sempre procuram  fazer a melhor compra, principalmente pela web.  Precisamos estar em tudo, no modismo (compras coletivas), no casual (OTAs) e no tradicional (GDS). Somente ações constantes de marketing e vendas podem garantir nossas reservas", opina.

Seminario HNPúblico durante o evento

Temáticas

O primeiro dia começou com o case BI (Business Intelligence); a estratégia para as suas vendas, ministrado por Pilar Osório da TravelClick e Phelipe Farah, que ganhou destaque e foi citado, inclusive por alguns participantes como  Janete Doi, do Lummina Hotel, como a atividade mais interessante do encontro.

O evento seguiu com a palestra O desafio das gerações no ambiente de trabalho, abordado por Luiza Ghisi, da LFGhisi Consulttores. A profissional destrinchou as características profissionais das diferentes gerações e ponderou as diferenças e possíveis conflitos existentes num mercado de trabalho que recebe estes profissionais.

Como ganhar com as vendas coletivas! trouxe Bruno Guimarães, gerente de Marketing e Vendas da Vert Hotéis, e Marta Chemmer, da Hospitalidade Global, para falar acerca das estratégias e ferramentas para ganhar o público de compras coletivas.

A programação do primeiro dia foi complementada por Alta Performance em Vendas - com Scher Soares, do grupo Triunfo -; A Sustentabilidade como Marketing - de Alexandre Chut, Rogério Büller e Dérik Lobo -, Marketing de Rede - que apresentou Simone Mariote, da Preferred, e Sandra Roscito, representante da Worldhotels.

No último dia, os painéis foram iniciados com Tendências na Hotelaria e Turismo; Oportunidades e Ameaças, abordado por Alberto Moane, do Grupo Alatur, Ligia Lopes, da Primetour e Vera Campacci, da Maringá Turismo.

Rodrigo Ramos, da Aplauzo Eventos, e Jeferson Munhoz, da Bourbon Hotéis e Resorts, deram continuidade com a apresentação Lazer e Entretenimento, como e por que aplicarDando lugar a Júlia Neves, da Infor Easy RMS – provedora de softwares para gestão de receitas da hotelaria – e Guilherme Marques, do Grupo Pestana, que exibiram o case Revenue Management - Sistemas e práticas.

Na sequência vieram o debate sobre a viabilidade econômica dos hotéis temáticos na palestra Hotéis temáticos; valem o investimento? - ministrada por Leonardo Fontenele -, A Construção de sua equipe dos sonhos - de Ricardo Oliveira -, As melhores campanhas mundiais da Hospitalidade - com Cincinato Lui, diretor superintendente da Jiah (Jurerê Internacional Administração Hoteleira), Amanda Salles, supervisora de Marketing na Atlantica Hotels, e Ana Carolina Fusquine, sócia-diretora da Pmweb Responsys.

Empreendedorismo social

Além das palestras o seminário recebeu também um exemplo de iniciativa de apoio a sociedade. No segundo dia de evento, Pedro Werneck representou o Instituto da Criança e falou sobre os projetos que a entidade tem para melhorar a vida de menores de idade.

Seminario HNO presidente do Instituto da Criança, Pedro Werneck, durante a sua apresentação

Werneck falou da possibilidade de contar com o apoio do segmento hoteleiro e a respeito da parceria que o IC vem desenvolvendo com alguns meios de hospedagem. Intitulado Check Out Social – Uma ação do hóspede a favor do empreendedorismo social, o projeto sugere que o cliente dos hotéis participantes permita acrescer R$ 2 à sua diária para auxiliar em ações junto a comunidades de baixa renda.

Atualmente fazem parte do projeto pelo menos 20 empreendimentos administrados pelo THG (Transamérica Hospitality Group) e três meios de hospedagem da rede Marina.

O Instituto da Criança promove o empreendimento social por meio de atividades com foco em transformação social e desenvolvimento sustentável. Atualmente, patrocina projetos sociais no Rio de Janeiro e em São Paulo, realiza programas educacionais e ações de desenvolvimento comunitário. Apoia também empresas no exercício da responsabilidade social.

Destino pode ser o melhor marketing

Nestor Tissot, prefeito da cidade gaúcha de Gramado, foi outro convidado de destaque e responsável por encerrar as atividades no seminário.

Expondo o case O seu destino é o seu melhor marketing, o político destacou o sucesso do vínculo de empreendimentos ao destino onde estão inseridos para sua promoção.

Seminario HNNestor Tissot, prefeito de Gramado, no Rio Grande do Sul

Tissot apresentou um panorama da cidade que governa com um vídeo institucional, mostrando o desenvolvimento de seus atrativos turísticos e os consequentes ganhos do mercado hoteleiro da região.

O prefeito levantou uma questão que pode ser a solução para uma série de problemas na hotelaria, a valorização do destino e o envolvimento do poder público com o setor turístico para que o mercado de um determinado local consiga decolar.

“Nós temos 140 hotéis e pousadas, 11,5 mil leitos de hospedagem, três complexos para abrigar feiras e congressos, e somos o principal destino turístico do Rio Grande do Sul”, enumerou o prefeito do município gaúcho durante sua apresentação. “Fizemos o investimento para a atração de feiras congressos e eventos, e agora estamos colhendo os resultados disso”, conclui.

Em sintonia com o discurso do prefeito, a organização do evento também frisa a importância a atenção ao destino. "O Brasil é um País de potencial turístico enorme. A gente pode estar entre os cinco maiores destinos do mundo, basta acordar para que isto aconteça", comenta Kutuchian.

Pudim vira estrela

Outro destaque da programação foi um concurso que elegeu o melhor pudim de hotel do Estado de São Paulo, no 1º Torneio do Melhor Pudim de Hotel.

Seminario HNConvidados escolheram o melhor pudim de hotel do Estado de São Paulo

A disputa foi vencida pelo Transamérica São Paulo, que recebeu ampla maioria dos votos computados na peleja.

Sobre o segredo do preparo que fez com que o hotel ganhasse o concurso, Cláudio Bonuccelli, diretor da rede vencedora, esclarece: "Nosso chef sempre diz que o segredo está na temperatura do forno, combinada com a umidade. Mas acredito que nosso diferencial é o carinho investido nos serviços prestados aos nossos clientes, o que também reflete na qualidade do nosso pudim”.

Próximas edições

Contente com o resultado alcançado na 4ª edição do seminário, Marcelo Pirani, diretor da Cenarium Training & Coaching e também responsável por organizar o encontro, revela que para a próxima realização o objetivo é trazer mais palestras comportamentais e algumas atrações internacionais.

"Ficamos bem satisfeitos com o resultado, principalmente por conta do retorno e das respostas que tivemos. Contudo, precisamos continuar melhorando o evento e é para isto que trabalhamos, para evoluir", conclui.

Serviço

seminariohndemarketing.com

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