turismo em pautaPublicação abre espaço de reflexão para especialistas do setor
(foto: Dênis Matos)

A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) lançou a 14ª edição da revista bimestral Turismo em Pauta, referente aos meses de Novembro/Dezembro de 2012. O material congrega seis artigos com informações e reflexões sobre o setor de turismo, com pontos sobre planejamento, consumo e investimentos.

Na opinião dos diretores da CNC, a atividade turística no Brasil vive uma era de transformação e, por isso, é preciso sensibilidade dos empreendedores para identificar e saber aproveitar as grandes oportunidades que estão surgindo no mercado.

Turismo sustentável é o primeiro tema discutido na publicação. Produzido pelo deputado distrital e engenheiro florestal Joe Valle, o texto destaca a preocupação com impacto ambiental ao planejar um roteiro turístico e como o Brasil ainda está engatinhando em relação a essa prática.

A doutora em Turismo e sócia diretora da Mapie Especialistas Estratégicos em Serviços, Carolina Sass de Haro, critica uma prática já anunciada pelo governo para os megaeventos esportivos: o controle das tarifas hoteleiras. A especialista defende a autonomia das cobranças, pois acredita que os empresários podem ajustar seus negócios a fim de torná-los mais atraentes e competitivos.

Outro destaque é o artigo sobre turismo de base comunitária (TBC), de Thaís Rosa Pinheiro, criadora do blog Conectando Territórios. Ela explica como funciona esse conceito e as vantagens, para visitantes e moradores, em contar com a participação da população local nas atividades turísticas.

Serviço
www.cnc.org.br