A última reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), realizada hoje (18) durante do 3º Salão do Turismo, no Anhembi, discutiu as ações integradas voltadas ao setor.
 
Luiz Barretto, ministro do Turismo, reforçou a necessidade de união das ações. “A relação do Ministério do Turismo com os secretários e dirigentes estaduais de turismo garante a continuidade das parcerias e ações”, afirmou.
 
Barretto destacou também o principal diferencial desta edição do Salão, que terá portas abertas para o público final e espaço para comercialização: “O visitante vai conhecer o destino e pode, na mesma feira, comprar a viagem”. Ele disse também que o Salão do Turismo deixa de ser bienal para se tornar um evento anual.
 
Durante a reunião, Frederico Costa, secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do MTur, anunciou o andamento do Prodetur Nacional, que prevê financiamento de US$ 1 bilhão por meio do BID. “Os recursos estão em processo de liberação”, disse. O Ceará é, por enquanto, o único estado que teve aprovada a carta-consulta, no valor de US$ 70 milhões.
 
Airton Pereira, secretário nacional de Políticas do MTur, agradeceu a mobilização feita nas unidades da federação para a participação no Salão.
(Chris Kokubo)