A entrada do Casa Grande Hotel que fica em frente à
praia da Enseada, no Guarujá, litoral sul de São Paulo
(fotos: Thais Queiroz)

 
Beirando os 40 anos de operações, o já tradicional Casa Grande Hotel Resort & Spa, localizado na praia da Enseada, Guarujá, litoral sul paulista, faz jus ao nome com seus 40 mil m² de área.
 
As bandeiras Green Hotels – atribuída por uma entidade estadunidense que tem como objetivo motivar ações que reduzam o impacto ao meio ambiente – e The Leading Hotels of the World – associação que reúne hotéis luxuosos no mundo -, estampadas na entrada do empreendimento, não deixam dúvidas sobre a qualidade do serviço e mostram que motivos para comemorar não faltam.
 
A região em que o hotel se encontra é também conhecida, além das praias, pela extensa área verde. Neste ponto, o Casa Grande não deixa a desejar. Dono de um dos maiores jardins do município, o hotel adota o respeito à natureza e ao meio ambiente como um dos seus principais conceitos.
 
O mapa das praias do Guarujá tem o formato de um dragão
(imagem: guiaguaruja.com.br)

 
O Guarujá é procurado não somente por quem quer passar alguns dias aproveitando sol e mar e a questão do verde é bem latente. O ecoturismo foi desenvolvido na região e hoje atrai turistas de diversos lugares. Os aventureiros podem praticar trilhas, mergulho, esportes aéreos, todos desfrutando da mata nativa e o mar das 27 praias.
 
Se o visitante preferir passeios mais calmos e culturais, o aquário Acqua Mundo, maior da América do Sul, reúne espécies de peixes e animais exóticos. O Forte dos Andradas, assim como a Fortaleza de Santo Amaro, construídos em meados do século 16, mostram um pouco da história local.
Preste à comemoração das quatro décadas, o Hôtelier News foi conferir o que se passa num dos maiores hotéis da região, tendo como resultado temas como investimentos, capacitação e sustentabilidade.
 
Por Thais Queiroz*

 
“Este é um hotel que não se acomoda”
É no ano de 2012 que o hotel completará seu 40º aniversário. Sérgio Souza, diretor Comercial que integra a equipe há seis anos, conclui que o espírito de crescer é um dos segredos para os resultados positivos nessa trajetória. “Este é um hotel que não se acomoda, que não para de se renovar, reinventando serviços e estrutura, mantendo sua classe e seu charme. Estamos sempre atentos às novas tendências da hotelaria e aos desejos de nossos clientes”, diz.
 
O lobby do hotel
(foto: divulgação / Casa Grande Hotel)

 
Apartamentos reformados
Prova da declaração é a reforma, feita de forma gradativa, que abrangerá todos os apartamentos. Segundo o diretor Comercial, um investimento de R$ 3,6 milhões foi destinado à reforma dos 140 apartamentos.
 
Os trabalhos, que foram iniciados no ano passado e serão concluídos neste mês, contemplaram 80 apartamentos da categoria Premium e 60 da categoria Premium Superior.
 
Os novos apartamentos apresentam
visual moderno e aconchegante
(foto: divulgação / Casa Grande Hotel)

 
Souza diz que a ideia é atender com mais conforto e sofisticação tanto o turista quando os clientes corporativos, já que o hotel recebe cerca de 250 eventos por ano. O Casa Grande possui um dos maiores espaços de exposições do litoral sul de São Paulo, com capacidade para receber até 1,5 pessoas num auditório que pode ser transformado em salas modulares. “Temos expectativa de atingir 280 eventos até o final deste ano”, conta.
 
Entre as principais mudanças está a troca completa do mobiliário, da iluminação e nova pintura. “Não vamos aumentar as tarifas. Temos que investir sempre. Não é o hóspede que vai pagar a diferença”, garante o diretor.
 
O mobiliário foi trocado e os
ambientes parecem mais iluminados
(foto: divulgação / Casa Grande Hotel)

 
Hoje, o hotel oferece no total 265 apartamentos e três chalés. A infraestrutura e os conceitos de qualidade fizeram com que o estabelecimento integrasse, em 2002, a The Leading Hotels Of The World, associação que visa atender às exigências do público que busca por excelência durante suas viagens. “Eles exigem a sofisticação de serviços e produtos. Temos um portfólio de cardápios, um spa médico, enfim, essas pequenas coisas compõem nosso diferencial”, diz o diretor, explicando que o hotel passa por uma auditoria anual da entidade para manter a bandeira – que reúne um grupo seleto de 430 associados.
 
Números, Copa e capacitação

No primeiro semestre de 2011, o hotel registrou aumento de 24% da taxa de ocupação e crescimento de 10% em receita de hospedagem com relação à mesma época do ano passado.
 
O diretor Comercial, Sérgio Souza, falou à imprensa
sobre os números e os 40 anos do Casa Grande

 
Graças à grande aceitação do público, o diretor Comercial afirma que hoje o hotel é referência no Guarujá e região, principalmente pelo serviço prestado.
 
Educação, calma, delicadeza e tato. Estas qualidades são perceptíveis em todos os colaboradores, da recepção aos camareiros. Nos restaurantes, por exemplo, é comum ver famílias com crianças que brincam e conversam o tempo todo com funcionários, como uma relação de proximidade e respeito. Na recepção, recreação e piscinas, as cenas se repetem.
 
(imagem: millenniumtecnologia.wordpress.com)

 
Para Sérgio, a relação profícua é resultado do treinamento oferecido com base na prestação de serviços de um hotel cinco estrelas.
 
Porém, nem tudo são flores quando o assunto é encontrar profissionais preparados. “Hoje o déficit na hotelaria é grande. Vai do mensageiro ao gerente geral”, explica ele, que defende a ideia de que os hotéis são a grande escola dos colaboradores. “Nós já formamos muita gente aqui na área de A&B”, completa.
 
Ainda neste quesito, o diretor enfatizou que o hotel está pronto para receber as delegações da Copa de 2014, evento que, para ele, “vai projetar o Brasil no cenário internacional”.
 
(imagem: ebafutebol.com.br)

 
O hotel já tem convênio assinado com o Match Hospitality – órgão ligado à Fifa (Federação Internacional de Futebol) responsável pela vistoria dos hotéis para receber as delegações da Copa do Mundo – e agora está em fase de capacitação de 70% dos colaboradores dentro do projeto Bem Receber Copa, da EVHM (Escola Virtual de Meios de Hospedagem), que oferece cursos gratuitos, de quatro meses, à distância, para qualificar colaboradores de hotéis em cinco áreas: capitão-porteiro, mensageiro, recepcionista, gerência e governança.
 
Ao todo são 175 inscritos para o curso da EVHM e 118 para o Profissional Bom de Copa, voltado para Alimentos e Bebidas. No fim do curso, a ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) entregará um certificado aos participantes durante a formatura.
 
O conceito sustentabilidade

Sustentabilidade e meio ambiente são palavras que andam juntas e que têm sido bastante discutidas entre a classe empresarial a partir do momento em que se tornaram conceito e qualidade de serviço. Óbvio dizer que cada setor e estabelecimento adota preceitos de acordo com suas políticas e objetivos. Por essas e outras questões, dizer que um empreendimento é sustentável exige cautela.
(foto: corpoateconciente.wordpress.com)

 
O Casa Grande Hotel, por exemplo, tem como proposta incentivar o turismo responsável. “Se os hóspedes passarem a privilegiar os hotéis verdes, encorajarão os hoteleiros a preservar recursos naturais e proteger os destinos onde estão inseridos”, reflete o diretor Comercial.
 
Entre as ações praticadas dentro do Casa Grande estão a coleta seletiva do lixo e o acompanhamento do seu destino final, o consumo racional e reaproveitamento da água, e a economia de energia. As crianças de 3 a 13 anos também são incentivadas com o Projeto Plantar. “Elas são convidadas a plantar uma muda de árvore e podem acompanhar o seu crescimento pela internet. Depois de três meses, as mudas são doadas para projetos ambientais do Guarujá”, comenta, orgulhoso, o diretor.
 
Os novos chuveiros reduzem o consumo de água em 20%. Foram instalados capacitores para correção de fator de potência para melhorar a eficiência energética. As lâmpadas incandescentes e alógenas foram substituídas por mini-fluorescentes, gerando economia de até 60% nos ambientes, também fazem parte das ações adotadas de acordo com o conceito de sustentabilidade.
Desde 2008, o hotel é a primeira empresa brasileira a fazer parte da Green Hotels Association.
 
Gastronomia
Os restaurantes do complexo gastronômico também registraram alta dos lucros. O setor de Alimentos & Bebidas, que representa cerca de 30% da receita total do hotel, cresceu 33%. “A base destes resultados está na constante atualização e renovação de cardápios, crescimento do número de eventos corporativos e oferta diferenciada de opções gastronômicas”, comenta Sérgio Souza.
A gastronomia é, sem dúvidas, um dos atrativos do Casa Grande. Ao todo são nove ambientes onde os hóspedes podem desfrutar das mais variadas culinárias, para todos os gostos e dietas.
 
O elegante restaurante Atlântico com vista para o mar
(foto: divulgação / Casa Grande Hotel)

 
O restaurante Atlântico, principal dentro do hotel, oferece cardápio requintado feito com elementos da cozinha brasileira contemporânea e servido num ambiente elegante, com vista para o mar ou para a piscina.
 
Para os mais saudáveis, o Spa do resort, além dos serviços usuais, serve pratos balanceados e sucos naturais, de acordo com o gosto do cliente. Já o Colonial Café é ideal para lanches, inclusive durante a madrugada, com vista para a piscina e pratos que seguem a tendência mediterrânea. Nessa mesma linha de descontração, o Bar da Piscina, o Bar da Praia e o Lobby Bar servem petiscos e drinks variados.
 
Fachada do Thai, que fica em frente
ao hotel e serve comida oriental

 
O destaque fica para por conta do Thai. O restaurante temático fica em frente ao hotel, com deck para a praia, e serve pratos tailandeses e do sudeste asiático para até 120 pessoas.
 
No deck do Thai é possível desfrutar dos
drinks e especiarias com vista para o mar
(foto: divulgação / Casa Grande Hotel)

 
O Thai também chama a atenção de quem passa pela rua devido à decoração típica, inspirada nos jardins tailandeses, com plantas exóticas, coqueiros, palmeiras e folhas de Pandanus – que decoram alguns pratos.
 
Serviço
*A equipe Hôtelier News viajou para o Guarujá a convite do hotel.