Fernando Andrade, gerente geral do Comfort Hotel Santos, da Atlantica Hotels
(foto: Hugo Massahiro Okada)

Fernando Andrade começou sua trajetória na hotelaria há 13 anos, na área da recepção do Radisson Alphaville, em São Paulo. Ficou na função por dois anos e meio até migrar para o corporativo da empresa, também em Alphaville, onde passou pelos departamentos jurídico (Andrade é formado em Direito) e operacional, somando quatro anos no total. 

De lá, o profissional foi enviado para Manaus, onde assumiu por dois anos, a posição de gerente de serviços do Park Suites Manaus. Em seguida, saiu da Atlantica Hotels e do Brasil, indo para Londres, na Inglaterra, com o objetivo de estudar e acumular novas experiências. 

Ao retornar para o País, foi recontratado pela Atlantica, assumindo o Comfort Hotel Taquatinga, em Brasília, por um ano e meio, já como gerente geral, depois seguindo para Goiânia, onde assumiu a mesma função no Comfort Hotel Goiânia por dois anos. Em 2016, surgiu o desafio de assumir o primeiro empreendimento da companhia em Santos, no litoral paulista, o Comfort Hotel Santos, onde está há um ano e dois meses, desde a sua abertura.

"O que eu entendo como uma característica muito importante no segmento hoteleiro é justamente o relacionamento. Lidamos com diferentes perfis de pessoas e de diferentes formas, não só com hóspedes, mas com colaboradores, fornecedores, e uma série de pessoas que direta ou indiretamente colabora com a operação de um hotel.  O prazer em receber é fundamental, mas saber relacionar-se frente às diferenças também é", explica o gerente.

Crise e mudanças na indústria hoteleira
"A crise teve seu aspecto positivo, a hotelaria teve de se reinventar. Passamos a pensar em mais estratégias como a potencialização da captação de eventos, trabalhando inclusive com eventos que outrora nunca pensaríamos em ter. Ou seja, foi e está sendo um aprendizado para todos nós, pois fez com que nos reinventássemos, voltando a nossa atenção para pontos que talvez passassem despercebidos anteriormente".

A forma como o cliente compra mudou?
"O mercado mudou. Hoje temos uma oferta maior de hotéis para uma demanda que foi caindo. Isso fez com que esse público, que talvez antes usasse pouco os hotéis, descobrisse tarifas mais atrativas e outros canais de vendas. A informatização também teve seu papel nisso, com o surgimento dos aplicativos. Tudo isso está sendo reinventado na hotelaria, antigamente tínhamos aquele modelo tradicional de agência e hotel. Também há o surgimento de uma nova geração, que vai pouco a pouco influenciando o modo como a hotelaria é praticada".

Equipe afinada, segundo Fernando Andrade
"O grande desafio como gerente ou na liderança de um hotel é justamente encontrar a afinação na equipe, já que não vendemos nenhum produto específico, e sim nossos serviços e hospitalidade. Isso tem um valor imensurável. O desafio é ter essa equipe que sinta o mesmo prazer em receber, tenha sinergia e se antecipe às necessidades do cliente, que consiga identificar as expectativas e, a partir delas, surpreender. É fundamental para o gestor fazer uma análise constante do seu pessoal e também passar confiança, para que a equipe tenha autonomia e não dependa somente dos seus gestores e supervisores para alcançar o melhor em atendimento e surpreender".

Serviço
atlanticahotels.com.br