Rafael Guaspari, Christer Holtze,  Annie Morrissey e Orlando Ferramola, da Atlantica Hotels, em visita ao Comfort Bauru
(foto: Juliana Bellegard)

A recessão econômica é um dos temas que permeia as discussões sobre o desempenho do mercado hoteleiro em 2015, ano espremido entre Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. Esta crise, no entanto, não afeta diretamente o projeto de expansão da Atlantica Hotels, conforme explica Annie Morrissey, vice-presidente sênior de Vendas e Marketing da rede. Ainda neste ano, a rede prevê abrir sete hotéis, incluindo o Comfort Rio Branco (AC) e o Sleep Inn Vitória (ES).

"Este é o segundo ano de recessão no País, e vemos que algumas áreas são mais afetadas", diz a executiva, citando a cidade de Macaé, cujos negócios giram em torno do petróleo, como exemplo. O Estado de São Paulo aparece com um cenário oposto, ainda com boas perspectivas – e é para lá que a Atlantica cresce. A companhia segue otimista, enxergando no desafio uma possibilidade de bons negócios.

"Estamos buscando hotéis em dificuldades, vemos isso como uma oportunidade", afirma Rafael Guaspari, vice-presidente Sênior de Desenvolvimento da companhia. "A economia é cíclica, a crise vai passar. É outra tendência recente que nos preocupa: a superoferta", completa o executivo, citando praças como Belo Horizonte como exemplo. Para o executivo, a cidade provavelmente operará nos próximos anos muito próxima a um ponto de estabilidade, com possibilidade de prejuízo, e volte a se recuperar em cerca de dois anos. 

Christer Holtze, COO da Atlantica, aponta a estratégia da rede dentro deste cenário: em locais onde há superoferta e a oportunidade de assumir a administração de um hotel, a recomendação dele é seguir em frente. "Preferimos ter uma influência positiva naquele mercado", coloca, referindo-se à possibilidade de uma guerra tarifária para segurar a ocupação, e a consequente canibalização da hotelaria local. 

"Nós oferecemos uma oportunidade daquele negócio se alinhar com as atuais demandas dos hóspedes, principalmente os millenials", destaca, referindo-se à influência desta geração no perfil de consumo atual. Para acompanhar isto, Guaspari revela que a Atlantica tem planos de lançar uma nova bandeira, voltada para este público. A novidade ainda deve ser anunciada pela rede.

Serviço
www.atlanticahotels.com.br