Douglas Meneses, gerente geral de Vendas e Marketing da rede Mabu
(foto: Filip Calixto)

Na primeira feira que participava ativamente como representante da rede Mabu Hotéis & Resorts, seis meses após ser contratado como gerente geral de Vendas e Marketing, Douglas Meneses já mostrava o entrosamento e a facilidade que somente a experiência confere. De trato fácil com seus companheiros de casa e com quem o questiona sobre a empresa que representa, o executivo mostra a espontaneidade que o levou a chegar na posição de liderança que ocupa atualmente.

Em sua primeira entrevista para entrar no ramo hoteleiro, antes dos 20 anos, ele confessou de cara que seu elogiado interesse na língua inglesa só existia para ganhar uma vaga como mensageiro no lugar onde estava sendo entrevistado. "Comecei a trabalhar muito cedo, vendendo pães caseiros, comercializando produtos no trem, e quando um conhecido me falou sobre a vaga no hotel frisou que poderia ganhar gorjetas mas tinha que estar estudando inglês e foi isso que fiz", revela.

Por sua postura ousada entrou no hotel como menssageiro no período da madrugada, mas logo se transferiu para um horário no qual as gorjetas poderaim vir com mais facilidade. Ao longo de seu primeiro ano no hotel – que à época funcionava como Deville e hoje é Marriott, em Guagulhos – economizou o suficiente para pagar um mês de intercâmbio na África, para onde as passagens eram mais baratas. 

"Economizei dinheiro um ano inteiro e fui fazer um intercâmbio na África do Sul por um mês. A empresa reconheceu o meu esforço e, quando voltei, fui efetivado como agente de reservas", conta relembrando outras entrevistas nas quais já contava sua história. 

Na Marriott, Meneses ainda atuou como supervisor de reservas e gerente de contas, contabilizando seis anos na rede. Saiu para atuar como gerente de Vendas do ex-Crowne Plaza, na capital paulista. Lá permaneceu dois anos e meio e depois foi para o InterContinental São Paulo, na mesma área. Seu permanência na rede IHG continuou, após responder palos setores de Vendas e Marketing do Staybridge Suites.

Durante esse tempo a impressionante marca foi de seis promoções em oito anos de carreira. Era hora de mudar e Meneses passou a atuar numa empresa de comunicação corporativa, mas ainda sob a mesma função. Pouco depois outra mudança e agora ele promovia treinamentos e prestava consultorias, atuando em duas empresas desse segmento.

"Estava bem satisfeito com o trabalho desenvolvido, mas apareceu o convite da rede Mabu e aí pesei as possibilidades e acabei decidindo voltar ao segmento de hotéis", comenta. A escolha levou vários fatores em consideração, mas a admiração pela empresa e a possibilidade de morar numa cidade como Curitiba, proporcionando maior qualidade de vida foram aspectos decisores no veredito.

Atualmente Meneses desenvolve papel importante no projeto de expansão da rede paranaense. "Por ser uma rede regional, de origens familiares tenho mais possibilidade de ser criativo e ter mais liberdade de atuação dentro das minhas funções, em contrapartida a responsabilidade é multiplicada", considera quando perguntado sobre as similaridades e diferenças entre o trabalho numa rede internacional e o atual desafio.

Alocado num cargo onde articula ações de liderança, Meneses responde com entusiasmo a última pergunta dessa entrevista. "Acredito que a liderança tem que ser exemplo, inspiração e ser responsável por criar ambientes motivadores".

Serviço
www.hoteismabu.com.br