Em recentes reuniões da Câmara Empresarial de Turismo, Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), vem propondo uma abordagem diferente para os desafios que vêm se apresentando ao mercado turístico.
 
Denominado por ele como “associativismo do patronado”, este novo pensamento sugere que exista uma hierarquia dos problemas a serem tratados, independente de qual área do turismo ele afeta. Sampaio explica: “cada segmento ou entidade leva sua questão para a Câmara, onde tudo será discutido. Os participantes trabalharão, em conjunto, naquilo que for considerado prioritário, sem julgar se isso afeta apenas as operadoras ou a hotelaria”.
 
Desta forma, as demandas seriam atendidas com mais rapidez. “Há uma sinergia de esforços que reflete em resultados mais práticos”, completa.
 
Outro ponto que o executivo considera importante a ser tratado, desta vez dentro da própria FBHA, são os sindicatos. “Vamos trabalhar para fortalecê-los. Não há federação que trabalhe bem sem estas entidades”, diz.
(Juliana Bellegard)

Serviço
www.feiradasamericas.com.br

 
* A equipe do Hôtelier News conta com o apoio do Rio Othon Palace na cobertura da Abav 2010.