Do Rio de Janeiro*
 
Sustentabilidade é um tema colocado em pauta diariamente, tendo em vista o período de preservação ecológica mundial. Pensando nisso, algumas entidades do País ligadas ao turismo, como a FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), o Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) e a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) se uniram em prol da divulgação da recém-aprovada norma técnica ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) do ISO (em português, Organização Internacional para Padronização) para certificar hotéis sustentáveis.
 
De acordo com Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, inúmeras ONGs do Brasil já fazem certificação, que, embora reconhecidas pelo governo, não são oficialmente padronizadas pela ABNT. “Nossa norma foi construída com a participação de várias ONGs. Ela já está em vigor, e existem alguns hotéis brasileiros já certificados”, afirma.
Um dos envolvidos no projeto, Alexandre Garrido, da Sextante Consultoria, informou que os hotéis precisam mostrar que possuem gestão sustentável tanto ambiental, quanto sócio-cultural e econômica. “Na prática, é muito pouco dizer que um hotel é verde porque economiza água na troca de toalhas. Ele pode ter uma ação sustentável, mas isso é pouco para certificá-lo”, diz. 

As informações foram apuradas durante a 39ª Feira das Américas – Abav, que acontece até a próxima sexta (21) no Rio Centro, na capital fluminense, e reúne parte do trade turístico num dos maiores eventos do setor.

(Nathalia Abreu)
 
 
*A equipe do Hôtelier News conta com o apoio do Rio Othon Palace na cobertura da Abav 2011.