Do Rio de Janeiro*

O TripAdvisor vem sendo, cada vez mais, apontado como referência para o mercado de viagens, principalmente no que diz respeito ao consumidor final. Mais do que simplesmente reunir comentários em sua página, o site vem buscando aproximar-se dos diferentes segmentos do turismo, incluindo a hotelaria.

Em entrevista ao Hôtelier News durante a Feira das Américas – Abav 2012, Renan Rubert, gerente de Parcerias da empresa, apontou como positiva a interação do site com os hotéis. "Conversei, na feira, com muitos hoteleiros que querem dicas para interagir mais com os usuários do site, e contam que incentivam seus hóspedes a opinar sobre sua experiência de hospedagem", diz.

Segundo ele, o interesse da hotelaria no estreitamento do relacionamento com o TripAdvisor só cresce e há muitas ações a serem desenvolvidas neste sentido. O site já conta com parceria com algumas redes hoteleiras – Accor, Wyndham e NH Hoteles, entre outras – para disponibilizar o conteúdo das resenhas nos portais e sites de reservas das redes.

"No Brasil, a taxa de crescimento do TripAdvisor é de 90% ao ano", aponta Rubert. Sobre a questão da interação, ele dá algumas dicas para os hoteleiros: a primeira é incentivar o hóspede a comentar, e a segunda, que o empreendimento responda os comentários feitos.

O executivo cita uma recente pesquisa publicada pela PhoCusWright: segundo os dados, 78% dos usuários do TripAdvisor ficam satisfeitos e se sentem atendidos quando tem um retorno do hotel sobre a opinião publicada no site. Além disso, os meios de hospedagem que dão este tipo de atenção ao internauta têm mais chance de ter uma reserva feita.

Para ampliar ainda mais este contato com os hoteleiros, o site realiza, na próxima terça-feira, uma aula magna em São Paulo. A Feira das Américas – Abav 2012 acontece no RioCentro, no Rio de Janeiro, entre os dias 24 e 26 de outubro.

Serviço
www.tripadvisor.com.br
www.feiradasamericas.com.br

* A equipe do Hôtelier News tem apoio do BHG (Brazil Hospitality Group) na cobertura da Feira das Américas