Na palestra Entendendo a importância da sustentabilidade para o negócio de eventos, ministrada por Newton Figueiredo, presidente da empresa SustentaX, foi apresentada a importância da realização de encontros com base no conceito.

 

“Este é o ano em que passa a haver conscientização sobre o problema que é o futuro da humanidade. Antes o tratamento desse assunto era limitado a universidades”, conta o executivo. “Estamos caminhando para uma nova sociedade a partir da preferência dos consumidores por produtos e serviços produzidos por empresas socioambientalmente responsáveis”, completa.

 

De acordo com Figueiredo, atualmente o quesito é considerado mais importante que o atendimento, pois remete à reputação e imagem. “Essa responsabilidade não é mais função do governo”, afirma.

 

Em relação à realização de eventos, é preciso levar em conta a harmonia com o meio ambiente e a comunidade local, assim como buscar o melhor retorno para o investidor. “É preciso levar em conta as responsabilidades econômica, social e ambiental e respeitar os direitos humanos, do trabalho e a proteção do meio”, explica o executivo.

 

Foram citados ainda como fatores importantes a contratação de mão-de-obra local, qualidade ambiental interna, água racionalizada e eficiência energética.

 

Segundo o presidente da SustentaX, com as iniciativas citadas é possível diminuir os custos de 15 a 30% em energia, de 30 a 50% na água, e de 50 a 97% no lixo. Além disso, os patrocinadores passam a ter status e marca associada a empresas responsáveis, melhor relação com o poder público e retorno mais seguro do capital para investir.

 

Números

Confira abaixo alguns dados obtidos de pesquisas realizadas no Brasil e no exterior sobre sustentabilidade:

 

– 86% dos brasileiros identificam problemas no meio ambiente. Em 1992 eram apenas 53%;

 

– 87% dos brasileiros temem as conseqüências da mudança climática. Nos Estados Unidos esse número é de 57%. Os moradores do Brasil são os mais preocupados com o assunto considerando o mundo todo;

 

– 72% dos brasileiros acreditam que a questão do meio ambiente vai alterar a vida deles;

 

– 53% dos brasileiros deixaria de comprar sua marca preferida se soubesse que o fabricante fez algo prejudicial à sociedade ou ao meio ambiente;

 

– 51% dos consumidores afirmam que as empresas devem ser ambiental e socialmente responsáveis para serem respeitadas;

 

– 18% dos consumidores consideram a responsabilidade social e com o meio ambiente fatores imprescindíveis;

 

– 90% dos brasileiros esperam que grandes empresas desenvolvam ações sociais;

 

– 90% do tempo das pessoas é passado em locais fechados;

 

– o ar no interior de edifícios é de duas a dez vezes mais poluído que no exterior destes.

(Thais Medina)

 

Serviço

www.eventosbrasil2007.com.br