A ABR (Associação Brasileira de Resorts) realizou hoje (22) a primeira edição do Encontro Anual de Comitês, reunindo grupos de trabalho formados com profissionais dos departamentos de Qualidade, Recursos Humanos, Tecnologia, e Comercial. A reunião aconteceu no hotel Staybridge Suítes São Paulo e teve na programação uma palestra ministrada por Tricia Neves, sócia-fundadora da Mapie Consultoria, sobre os hábitos de consumo dos novos viajantes.

A participação de Tricia, conforme pensado pela associação, serviu para propor a sinergia entre os diversos setores que compõem a operação de um resort. A consultora apontou que a forma de trabalhar mudou, com as gerações Y e Z hoje atuando no mercado de trabalho, assim a forma de consumir é diferente. "Estamos em uma era de transformação: as experiências são os maiores bens do momento. E entregamos experiências colocando o ser humano no centro, nos colocando na perspectiva dos nossos clientes. Saibam desenhar a experiência de seus hóspedes", ensina.

Mais de 40 profissionais estiveram presentes para debater os novos cenários do turismo. Luigi Rotunno, presidente da ABR, também fez um balanço dos principais pontos trabalhados pelos comitês nos últimos dois anos. "Estou muito feliz com a grande presença de todos. O trabalho dos comitês hoje é fundamental para a ABR e haverá continuidade nos próximos anos", disse. "O sentimento é de que hoje sabemos da importância da ABR para todos nós. Temos certeza do conceito de resort e do que representa cada empreendimento". 

Novo grupo de trabalho
Na parte da manhã, a ABR reuniu, pela primeira vez, um grupo de advogados de resorts associados que formam o novo Comitê Jurídico. A primeira reunião teve como tema principal a reforma trabalhista, que entrou em vigor em 11 de novembro. Cerca de 30 profissionais participaram, entre advogados, integrantes do Comitê de Recursos Humanos e diretores de resorts associados. O advogado trabalhista Matheus Bandeira Ramos Coelho, de Brasília (DF), foi convidado especialmente para esclarecer os novos termos, como salários, o que pode ser negociado entre empregado e empregador, trabalho intermitente, etc.

Com a coordenação de João Bueno, diretor executivo da ABR, o Comitê Jurídico se encontrará periodicamente para discutir e compartilhar temas pertinentes às questões jurídicas dos associados. Walter Bittar, consultor Jurídico da ABR em Brasília (DF), expôs alguns dos projetos de lei que tramitam atualmente relacionados à hotelaria. "Os comitês são fundamentais para disseminar internamente nos resorts temas de grande importância e melhores práticas, além de divulgar ainda mais os propósitos e as ações da ABR”, comenta Bueno. “O Comitê Jurídico vem para apoiar o efetivo trabalho da ABR nas relações governamentais, no acompanhamento e proposição de caminhos para os diversos projetos de lei que dizem respeito à nossa atividade. A maioria dos projetos envolvem questões jurídicas em diversas áreas", conclui o diretor da associação.

* Foto de capa: divulgação/ABR