A Accor Hotels, a União Brasileira Israelita do Bem-Estar Social (Unibes) e a Acadèmie Accor acabaram de formar a terceira turma de profissionais do projeto Oficina de Hotelaria, voltado a jovens de baixa renda que tenham interesse em trabalhar na hotelaria. A formatura dos 72 jovens que participaram do projeto em 2003 foi realizada na semana passada (18), no Novotel Center Norte, em São Paulo.
O curso tem duração de um semestre e prepara os candidatos para as funções básicas da hotelaria, como commis, mensageiros e arrumadeiras. “Esse projeto representa nossa vocação social, expressa no Projeto de Empresa do Grupo Accor, cujo grande foco são as pessoas, em todos os sentidos”, diz Sálvio Cristófaro, diretor de RH da Accor Hotels e idealizador do projeto.
O projeto envolve 70 voluntários de todas as marcas da Accor Hotels e de funções gerenciais e operacionais, compreendendo uma carga horária acima de 300 horas entre aulas teóricas e práticas. As aulas são realizadas na sede da Unibes em São Paulo e ministradas, voluntariamente, por funcionários da Accor.
Para participar do projeto, a Unibes utiliza como critérios para a seleção a faixa etária entre 16 e 18 anos, renda familiar de até quatro salários mínimos e estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio.
O projeto Oficina de Hotelaria fornece um diploma que certifica o aluno a trabalhar nos hotéis da Accor ou em qualquer outro empreendimento. A Diretoria de RH da Accor Hotels também se encarrega de preparar e divulgar para o mercado hoteleiro o currículo dos formandos que não forem efetivados nos hotéis do grupo. Para este ano já estão previstas duas turmas, uma para cada semestre do ano. (Claudio Schapochnik)