Nelson Moreira, gerente geral do ibis Ourinho, no interior de São Paulo
(foto: arquivo pessoal)

A hotelaria foi apresentada à Nelson Moreira como uma novidade a ser explorada dentro do universo do Turismo, curso que optou por realizar na faculdade. A familiaridade com a área de hotéis ocorreu após uma primeira experiência atuando em operadoras, que logo se esgotou elucidando as outras opções de ramos alinhados com sua escolha inicial de carreira.

Foi na rede Deville que Moreira pôde criar seu primeiro vínculo com a hotelaria, se adaptar às exigências características do mercado, e acompanhar o ritmo imposto para os responsáveis por dinamizar o posicionamento da unidade.

O segmento de hotéis é mais organizado e dinâmico. Ao contrário das operadoras, consegue se manter firme por mais tempo diante de uma crise econômica, é menos flexível”, explica.

Após permanecer cinco anos na rede Deville, o executivo passou a atuar na Accor Hotels, onde colocou em prática a bagagem que adquiriu no departamento de Vendas, e reforçou seu conhecimento no setor Comercial – contando com o respaldo de uma pós graduação voltada para Gestão de Negócios e Serviços. De fato, ao analisar os empreendimentos por onde passou, reconhece que pôde consolidar sua experiência com a área Comercial e, justamente por isso, sentiu necessidade de tonificar seu conhecimento no setor Operacional.

Sempre achei que precisava da experiência na operação para ser um profissional mais completo, entender a hotelaria de modo geral. Cavei essa oportunidade na Accor quando migrei para o Ibis Curitiba, onde atuei como gerente geral”, explica.

Para o executivo, tanto o departamento Comercial como o de Vendas são universos completamente diferentes no que se refere ao gerenciamento de um empreendimento, no entanto são, também, complementares.

No modelo ibis, a força de venda não é tão fundamental como a comercial. Em um mercado hoteleiro forte, o gerente geral se desliga do setor Comercial. Já em um mercado mais contraído, como aqui no interior de São Paulo, a gestão operacional também tem que se dedicar ao marketing”, explica.

Sua trajetória profissional é marcada, sobretudo, por sua atuação na Accor Hotels onde se fixou por quase 15 anos, interrompidos por dez meses em que atuou no Tivoli, e seis meses integrando a equipe do Centro de Convenções Expo Dom Pedro, em Campinas. De volta à casa, Nelson está desde janeiro exercendo a função de gerente geral no ibis Ourinhos, no interior de São Paulo.

Meu objetivo agora é consolidar o posicionamento do hotel no mercado do destino, o que deve acontecer em quatro anos, no mínimo. Depois, quem sabe migrar para um destino internacional”, conclui.

Serviço
www.accorhotels.com