Vista da região de Chinatown, em Havana, Cuba
(foto: pixabay/Abdecoral)

Ontem (16) os governos de Estados Unidos e Cuba firmaram um acordo para reestabelecer a existência de voos comerciais entre as duas nações. A informação foi veiculada pelo Departamento de Transportes norte-americano. Segundo o divulgado pela autarquia, o decisão foi assinada por Anthony Foxx, secretários dos Transportes dos EUA, e Adel Yzquierdo Rodriguez, responsável pelo Departamento de Transportes de Cuba. O acordo foi firmado em um hotel em Havana.

A permissão para voos é um dos atos mais importantes desde a resproximação dos países em dezembro de 2014, após mais de 50 anos de desavenças políticas.

Após esse avanço, companhias aéreas devem retomar nos próximos meses a rota, interrompida há décadas. Organizações como American Airlines, Delta Airlines, United Airlines, JetBlue e Southwest já manifestaram interesse. Atualmente, norte-americanos e cubanos que precisam ir a Cuba viajam em aviões fretados. 

Uma das principais fontes de renda do país caribenho, o turismo, deve ser uma atividade beneficiada com a novidade. Calcula-se que 160 mil turistas norte-americanos visitaram Cuba apenas no ano passado. 

Serviço
www.transportation.gov/secretary