Em coletiva realizada hoje (6), a diretoria do Grupo Latam, que une a chilena Lan e a brasileira Tam, anunciou a união das duas marcas numa terceira chamada LATAM, que representará todas as empresas do conglomerado. A medida consolida a organização como o maior grupo de companhias aéreas da América Latina.

A nova marca reúne todas as companhias de passageiros e de carga que hoje integram o grupo. Na lista de empresas envolvidas na nova diretriz estão: Lan Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador; Tam Linhas Aéreas S.A., Tam Transportes Aéreos Del Mercosur S.A., Tam Airlines Paraguay; e as companhias aéreas de carga do Grupo Latam, integradas por Lan Cargo, Lan Cargo Colombia, ABSA (Tam Cargo) e Mas Air.

A decisão pela unificação de nome e identidade é avaliada, pela própria empresa, como um marco histórico da aviação na parte latina da América. "Não apenas é o primeiro grupo aéreo a operar sob uma nova marca única, mas também é o primeiro grupo de companhias aéreas que busca ser líder global com uma identidade verdadeiramente latino-americana", avalia a corporação em nota à imprensa.

"Diante de todas as opções, a marca LATAM sempre nos pareceu o caminho mais natural como resultado da união das marcas Lan e Tam, mas era necessário um tempo de conhecimento mútuo e amadurecimento para tomar esta decisão. Sabíamos que ter uma marca única era fundamental para fortalecer essa associação e, nesse sentido, a identidade em torno de um nome como LATAM tem grande força e consolida a formação do maior grupo de companhias aéreas da América Latina. A nova marca nasce com o objetivo de recuperar o melhor de duas identidades, seus legados, e consolidar uma mais forte, que contenha a essência de cada uma – uma essência puramente latino-americana", justifica Mauricio Amaro, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Latam Airlines.

Enrique Cueto, CEO da LATAM Airlines, explica a escolha do nome: "O grupo Latam nasceu de duas grandes empresas latino-americanas, que começaram do zero e cresceram graças à paixão em comum por voar e à sua visão, dedicação e inovação. A união dessas duas empresas deu origem a uma associação única no setor que resultou no grupo de companhias aéreas com maior presença na região. Por isso, optamos pelo nome LATAM, pois é um reflexo fiel do que somos e do que queremos continuar a ser, trabalhando com nossas filiais: os embaixadores de uma América Latina que cresce e prospera, fiel ao seu patrimônio natural e humano, uma região que nunca deixa de pulsar".

Como ponto de partida, a chancela recém-lançada irá incorporar os atributos e características de melhor avaliação dentro de Lan e Tam. 

Nova identidade visual
Com relação à nova imagem, Jerome Cadier, vice-presidente de Marketing, destaca que o logotipo foi inspirado na identidade e no legado da região, incorporando o que há de melhor nas empresas chilena e brasileira. 

O grupo já iniciou o ajuste da sua imagem corporativa e estima que esse processo dure cerca de três anos. Os efeitos da mudança, pelo menos visualmente, deve começar a ser percebido a partir do primeiro semestre de 2016 em espaços físicos, aeronaves, escritórios comerciais, balcões, páginas da internet e uniformes. 

As marcas associadas ao grupo serão unificadas e a comunicação das alterações junto ao cliente final será feita conforme a evolução do processo. Com relação aos Programas de Fidelidade, a corporação informou que serão mantidos seguindo as regras e programas, e quaisquer alterações serão informadas oportunamente.

Serviço
www.latamairlinesgroup.net