Perfil cada vez mais comum no mercado de turismo, os viajantes que encaram estradas e aeroportos sozinhos ganharam representatividade no cenário mundial. E isso tem se refletido nos dados do Airbnb, onde um número crescente de reservas domésticas é realizado anualmente por pessoas sem acompanhantes. Nas cidades mais importantes para viagens por solo – que incluem destinos como Buenos Aires, Toronto e Oslo – aproximadamente entre 14% e 27% de todas as reservas são feitas por pessoas viajando sozinhas e pontos turísticos emergentes para os que pegam as malas sem acompanhantes incluem cidades em todo o mundo.

Com base no crescimento das reservas individuais no Airbnb em 2016, a companhia montou uma lista com os dez destinos que a plataforma identifica como tendência para quem viaja sozinho:

1. Cancun, México
2. Cidade de Ho Chi Mihn (antiga Saigon), Vietnam
3. Colônia, Alemanha
4. Playa del Carmen, México
5. Joanesburgo, África do Sul
6. São Paulo, Brasil
7. Auckland, Nova Zelândia
8. Cidade do México, México
9. Charlotte, EUA
10. Busan, Coréia do Sul
 
Dentre as cidades que se destacam na lista, São Paulo, a única brasileira, surge em sexto lugar, com um crescimento de 128% no número de viajantes desacompanhados em 2016. No mesmo ano a cidade registrou 93 mil chegadas de hóspedes, o que significou um impacto econômico de aproximadamente R$ 192 milhões entre renda extra direta para os anfitriões e gastos dos viajantes na capital paulista.

* Foto de capa: Pixabay/stevepb