O Airbnb está celebrando a vitória de um indivíduo sobre a mudança na lei de habitação em Berlim, na Alemanha, que no ano passado levou a repressão total sobre o arrendamento de casas em curto prazo para os visitantes da cidade. As autoridades da cidade manifestaram o movimento como uma medida necessária para enfrentar a escassez de habitações que afeta a população local.

Embora não tenha acontecido nenhuma mudança formal na lei até o momento, as últimas decisões pesam em favor da plataforma. 

O tribunal recomendou que fossem concedidas licenças de aluguel para turistas pelo prazo de até 182 dias por ano, revogando a rejeição anterior com o argumento de que não existe interesse público na preservação das habitações se as instalações já são utilizadas para fins residenciais.

Por meio de comunicado para a imprensa com detalhes sobre o resultado, o escritório de advocacia responsável pelo caso, interpreta a decisão como generalizada, sugerindo que outros berlinenses tomem medidas semelhantes para a revogação da proibição, obtendo assim, permissão para alugar suas casas por até 182 dias. O Airbnb considera o ato uma vitória.

Perguntados se o Airbnb ajudou a financiar o caso do indivíduo contra a cidade, um porta-voz da plataforma declarou: "Nós não somos parte do caso".

* Crédito da foto: Pixabay/Eriger