Vista da Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro
(foto: pixabay/gabyps)

Em março do ano passado, representantes do comitê Rio 2016 – entidade que organiza os Jogos Olímipicos do Rio de Janeiro – reuniram-se com a liderança do Airbnb – plataforma mundial de aluguel de casas e apartamentos por temporada – para selar um acordo que chancelava a companhia de hospedagem alternativa como parceira oficial do evento esportivo. Atualmente, menos de um mês para o início das competições, a empresa contabiliza mais de 55 mil hóspedes com presença confirmada em residências de anfitriões ligados ao Airbnb, pagando tarifas médias de R$ 578 por noite.

A boa adesão dos turistas à oferta do site está vinculada, evidentemente, ao acordo com o comitê organizador mas também pode ser explicado pelos valores. Considerando que cada reserva acomodará em média três pessoas, o preço médio per capita por noite é de cerca de R$ 193.

Sobre a oportunidade gerada pelo evento esportivo, a direção do Aribnb explica que a parceria surgiu da necessidade de alojamento para o grande número de turistas previstos para o evento. Nos últimos 12 meses, o número de espaços anunciados dobrou, um reflexo da grande expectativa dos cariocas de participar do impacto econômico gerado pelos jogos.

São mais de 35 mil anúncios disponíveis no destino, o que torna a Cidade Maravilhosa, o quarto maior mercado do companhia no mundo, atrás de Nova York, Londres e Paris.

Ainda há disponibilidade de datas durante os jogos. Entre os visitantes que já reservaram pela plataforma, 56% são estrangeiros, de mais de 110 países. A maior parte deles vem dos Estados Unidos, Argentina, Reino Unido, França e Austrália. Os outros 44% são brasileiros.

As reservas, com média de seis dias de duração, estão distribuídas em 54 bairros da cidade, e os locais mais procurados são Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca, Leblon e Botafogo. Também há reservas em bairros fora do eixo tradicional turístico, como Méier, Del Castilho e Marechal Hermes.

O Airbnb iniciou suas operações no Brasil em 2012 com 3,5 mil opções de hospedagem e, hoje, conta com mais de 90 mil anúncios em todos os Estados.

Serviço
airbnb.com.br