Margaret Grantham, diretora da DZT para a América do Sul
(foto: Filip Calixto)

Em 2009, com o arrefecimento da crise econômica mundial, lideranças do governo alemão começaram a enxergar no turismo uma importante engrenagem para otimizar a máquina que produz riqueza e empregos naquele país. À época, o esforço se dava no sentido de levar mais viajantes estrengeiros ao território germânico. E assim foi. Os números de turistas oriundos de outras nações cresceu e com ele a chegada de brasieliros também aumentou de maneira significativa. Nos últimos seis anos a presença de turistas do Brasil na Alemanha cresceu 137% e em 2016 o techo "segue na moda", conforme garante DZT (Centro de Turismo Alemão).

Segundo dados relativos ao ano passado, à revelia de outro e atual momento de estabilidade econômica interna, a participação de mercado, ou market share, do brasileiro dentro do contingente de visitantes estrangeiros na Alemanha cresceu 9% numa comparação com 2014. O resultado é flagrante do interesse pela nação europeia e revela acerto na aposta das entidades alemãs.

"A Alemanha tem destinos que agradam muito os brasileiros. Muitas grandes cidades e lugares mais acanhados, que também estão caindo no gosto desse público", revela Margaret Grantham, diretora da DZT para a América do Sul. De acordo com a represnetante as metrópoles Berlim, Munique, Frankfourt, Colônia e Hamburgo seguem sendo a preferência dos viajantes que saem daqui. No entanto, lugares menores tem ganhado audiência. A pequena Nuremberg, por exemplo, recebeu 13 mil pernoites de brasileiros durante 2015, o que resulta em elevação de 6,8% nos números numa comparação com o ano anterior.

Evidentemente, as muitas ações que apresentam destinos germânicos ao mercado brasileiro surtiram efeito mas não somente esse aspecto ajudou no resultado. As Copas do Mundo de futebol, em 2006 no país europeu e em 2014 no Brasil, estreitaram a relação e despearam curiosidade para o destino, conforme teoriza a representante da entidade.

O lazer segue sendo a principal motivação de quem chega àquele país. Negócios e visita a amigos e parentes aparecem na sequência.

A criação de campanhas de incentivo com atrações particulares de cada lugar também contribuiu para o resultado. Berlim, Frankfourt e Munique, inclusive, realizam esta semana um roadshow com representantes do trade paulista para mostrarem o que de mais relevante há nessas cidades para conhecer.

Para Munique os representantes chamam a atenção para o calandário repleto de festas ao longo do ano. Em Frankfourt, a revitalização do centro histórico pretende atrair curiosidade. E em Berlim a ênfase é dada para as multiplas opções de diversão a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana.

Serviço
germany.travel