Alessandra Vianna
(foto: divulgação/B4T)

Qual é o cheiro da sua infância? Quais são seus sabores e seus sons? A minha infância tem o cheiro da piscina da aula de natação, o gosto de pastel assado da cantina da escola e o som da abertura de Os Trapalhões

No artigo de outubro falamos sobre uma tendência chamada Máquina do Tempo, que busca despertar essa sensação de conforto ao trabalhar com as boas lembranças do passado dos clientes e consumidores. 

Estive recentemente em Orlando e pude reviver muitas sensações: chorei ao ouvir a música-tema de A Bela e a Fera enquanto a Fera transformava-se novamente em príncipe, me arrepiei assistindo Fantasmic com todos os vilões e mocinhos da Disney, me assustei na fila de espera da atração A Múmia, e me esbaldei de tanto comer sorvete para refescar… É uma explosão de sentimentos e aquela nostalgia gostosa da época em que tudo que importava era estudar e se divertir! 

Em tempos de mudança e crises, buscamos resgatar aquilo que nos é valioso, que desperte memórias e sonhos infantis, que estimule boas lembranças. Sim, a Disney faz isso como ninguém, mas todas as empresas podem proporcionar isso aos seus clientes oferecendo produtos e serviços que permitam viver novamente experiências da infância e que recriem ou simulem uma experiência autêntica. 

Falando ainda em Orlando, confesso que me diverti muito mais nos parques do Universal do que nos parques do Walt Disney World em si. Os brinquedos são mais atuais e os efeitos e cenários mais realistas e mais interativos, fator muito importante para o adulto mergulhar na fantasia. Então, fica a primeira dica: capriche no visual, trabalhe os cinco sentidos e transforme aquela lembrança em realidade! Nada de Papai Noel de barba falsa – para convencer, é preciso ser barba de verdade!

Ações menores e menos custosas também fazem bastante efeito: seu hotel tem um espaço externo com lareira? Oferecer marshmallows em espeto não é uma atividade simpática? Seu restaurante tem um deque ao ar livre? Ofereça cobertores para aquecer os clientes. E aquelas broncas que toda criança leva por riscar a parede? Que tal possibilitar ao seu hóspede uma parede para ser desenhada? Ou canetas para desenhar no box do banheiro (já que o banho é o momento de maior criatividade para 99,9% das pessoas)? 

Também existem outros momentos da vida que valem ser relembrados: um filme que marcou uma geração, um brinquedo que fez sucesso, campanhas promocionais que distribuíam brindes colecionáveis… O Four Seasons de Beverly Hills, hotel onde se passou parte do filme Uma Linda Mulher, por exemplo, montou um pacote de fim de semana que recriava várias passagens do filme, que incluivisita às lojas de luxo com personal shopper, Rolls Royce com motorista e piquenique no parque. 

O objetivo é despertar emoções e sentimentos nos seus hóspedes e clientes para que ao lembrar da sua empresa e da sua marca, essa lembrança seja positiva!

That’s all Folks! 😉 

*Alessandra Vianna é Coordenadora de Projetos da Mapie, empresa que elabora, implanta e desenvolve processos de gestão, além de pensar estrategicamente na estruturação e criação de novos negócios. Pautada pela integridade, ética, transparência e sustentabilidade, apresenta em sua plataforma de gestão metodologias sólidas e inovadoras. O conhecimento organizacional e a otimização dos recursos humanos e financeiros são facilmente demonstrados através da verificação dos resultados alcançados, os quais norteiam seu modelo de remuneração.

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