Alessandra Vianna (foto: divulgação)
Alessandra Vianna
(foto: divulgação)

Bling Ring é o mais novo longa-metragem de Sofia Coppola e estreou nos cinemas em agosto deste ano. O filme gira em torno de um grupo de adolescentes nascidos em um endinheirado bairro de Los Angeles que resolveu divertir-se invadindo casas de famosos. Obcecados pela fama e pelo luxo do mundo das celebridades, roubavam objetos íntimos – preferencialmente aqueles que ostentavam marcas, como Gucci, Chanel, Marc Jacobs e Cartier – para uso próprio e exibiam as suas “aquisições” amplamente nas redes sociais e roda de amigos.

Detalhe: o filme é baseado em fatos reais! Entre 2008 e 2009 a audaciosa “gangue de Hollywood” furtou o equivalente a três milhões de dólares em roupas, jóias e peças de arte de famosos como Paris Hilton e Lindsay Lohan.

Bling é também o nome da tendência tema deste artigo. É a busca pelo reconhecimento e status social através de possuir o que é melhor, maior e mais caro; é o desejo de ser único, de ter o que ninguém mais tem.

É claro que a grande maioria das pessoas (diferente do que ocorre no filme) utiliza-se de meios mais tradicionais para adquirir produtos exclusivos. As opções são diversas para quem busca o máximo da customização: viagem ao espaço, submarino para uso privado, perfumes feitos “sob medida”, vinhos de reservas especiais, automóveis de luxo, entre tantas outras formas.

Na hotelaria, a rede Península é especialista em criar momentos luxuosos memoráveis. O Península Nova York oferece o “Behind the Curtain Experience”, um programa que inicia-se com um tour privativo pela Times Square e região em um Mini Cooper acompanhado de um ator que conta detalhes sobre a história da Broadway. O pacote também inclui um dos shows em cartaz e um encontro com um dos atores principais após o musical.

O Leading One-of-a-Kind é um programa do The Leading Hotels of the World em que os empreendimentos criam pacotes diferenciados, agregando elementos que não encontra-se em nenhum outro hotel. Dentre esses elementos estão: transfer aeroporto-hotel-aeroporto em um Mercedes Classe E; choffer à disposição das 07h às 21h; city tour em um Phantom Rolls Royce; e tour guiado privativo no Louvre em horário em que o museu está fechado para o público em geral.

No Four Seasons Safari Lodge Serengeti, na Tanzânia, é possível programar refeições ao ar livre, mais especificamente no safári! Mediante solicitação prévia, cestas de piquenique gourmet são preparadas e acomodadas no veículo que fará o passeio antes da partida. Já no Península Pequim, o piquenique acontece na Grande Muralha da China!

Não é preciso, no entanto, ser um empreendimento de luxo ou estar localizado em uma cidade ícone para aplicar essa tendência. Oferecer algo que seja O MELHOR e que ninguém mais oferece cabe para todos. Mas lembre-se de garantir o básico bem feito em todos os aspectos do seu empreendimento antes de inovar.

Conheça o perfil do seu hóspede para entender o que agrega valor a ele e o quanto ele pode (e quer) pagar por essas experiências luxuosas. Ofereça produtos e serviços que façam sentido para o seu empreendimento: para pequenos hotéis ou pousadas, um kit de shampoo, condicionador, sabonete e hidratante de marca renomada é um diferencial; já para hotéis de luxo, isso é de praxe.

Explore a sua região e aproveite as particularidades do local para proporcionar experiências autênticas e repletas de significado, permitindo que os hóspedes conectem-se com o destino.

Eventos pontuais, como Fórmula 1, UFC e apresentações do Cirque du Soleil podem criar situações favoráveis para aplicar o “bling”. Fique atento às possibilidades e busque o seu diferencial: lugares para assistir uma apresentação todos oferecem, mas o melhor lugar é para poucos. Aulas de direção no autodrómo com uma personalidade expert no assunto pode chamar atenção dos aficionados por velocidade. É claro que isso tudo requer contatos, mas networking é fundamental em qualquer negócio! Portanto, estabeleça parcerias estratégicas capazes de fornecer produtos e serviços que o seu negócio não possui.

Conecte-se com o mundo do luxo: busque frequentemente referências de luxo na hotelaria, procure boas práticas em outros setores, leia sobre marcas famosas e tendências de mercado, repasse esse conhecimento à sua equipe e estimule a criatividade e a inovação dos colaboradores.

E lembre-se: para efetivamente influenciar o status social, as experiências têm que ser vistas! Melhor ainda quando podem ser vistas enquanto estão sendo experienciadas, portanto, possibilite formas do seu cliente dividí-la com a sua rede de amigos!

*Alessandra Vianna é Coordenadora de Projetos da Mapie, empresa que elabora, implanta e desenvolve processos de gestão, além de pensar estrategicamente na estruturação e criação de novos negócios. Pautada pela integridade, ética, transparência e sustentabilidade, apresenta em sua plataforma de gestão metodologias sólidas e inovadoras. O conhecimento organizacional e a otimização dos recursos humanos e financeiros são facilmente demonstrados através da verificação dos resultados alcançados, os quais norteiam seu modelo de remuneração.

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