Alexandre Telles, diretor de eventos da organizadora da feira
(foto: divulgação)

Compromisso obrigatório na cena de hotelaria e de alimentação no Brasil, a Equipotel – Feira de hotelaria e gastronomia chega este ano a sua 54ª edição com expectativas otimistas e de casa nova – depois de muitos anos no Anhembi, o encontro passa a ser realizado no novo São Paulo Expo. Sobre a oportunidade de renovação trazida pelo novo lar e a eficiência das feiras como forma de fazer o mercado interagir com ele mesmo, Alexandre Telles, diretor de Eventos da Reed Exhibitions Alcantara Machado, empresa responsável pela organização do encontro, falou à reportagem antecipando alguns detalhes do evento.

Marcada para ocorrer no próximo mês, entre os dias 19 e 22,  a feira deve contar com a presença de mais de 1,5 mil empresas expositores e público superior a 55 mil pessoas entre visitantes e compradores.

O acontecimento deste ano é mais um capítulo na consolidação da feira como evento nacional, num processo que vem ocorrendo desde 2012, quando o evento passou a fazer parte do portfólio de feiras da Reed Exhibitions Alcantara Machado. Desde então, conforme contam os novos administradores, a principal mudança foi agregar à marca o conceito de hospitalidade, ampliando o posicionamento do evento para hotéis, motéis, pousadas, albergues, spas, clínicas, e incluindo o segmento de food service que também movimenta esse mercado.

Nesse movimento, os novos organizadores tentam aumentar a rentabilidade do encontro e do resultado dos expositores, com práticas globais para facilitar a realização de negócios. 

Nesses quatro anos de nova gestão a feira ganhou alguns eventos paralelos que repetem-se nas últimas edições ampliando a quantidade de atrações disponíveis. 

Sobre essas especificidades, Telles falou ao Hôtelier News. Confira na entrevista abaixo.


Feira muda de casa neste ano
(foto: arquivo HN)

Hôtelier News: Em números específicos, já há previsão sobre quantos expositores e estandes participarão? Que atrações extras estão previstas? Qual a estimativa de público participando?
Alexandre Telles: Estimamos um público de 55 mil pessoas, entre profissionais do setor e compradores, e 1,5 mil marcas expositoras nacionais e internacionais, das quais cerca de 300 estão participando pela primeira vez.

Além da mudança de local para o São Paulo Expo, a Equipotel 2016 conta com atrações inéditas como o Equipotel BaresSP Experience, o espaço Arquitetura 306°, o Pavilhão do Vinho, o Fórum Nacional de Motéis, a Pizzaria Modelo, e o primeiro encontro do SEHGA – Sinergia Estratégica entre Hotelaria Governo e Academia. 

HN: Pela primeira vez em alguns anos a feira muda de casa e passa ser realizada num outro espaço. Como a mudança interfere na realização do evento?
Telles: Certamente impactará positivamente. É necessário inovar sempre, oferecendo aos nossos visitantes, expositores e parceiros o melhor ambiente e infraestrutura para geração de negócios. Nossa expectativa com a realização da feira no novo São Paulo Expo é ampliar essas oportunidades de contato entre os mais de 55 mil profissionais, que atuam em todos os setores da indústria da hospitalidade, e as 1,5 mil marcas expositoras do Brasil e de fora esperados para o evento.

A mudança de local acompanha a evolução da Equipotel ao longo das 53 edições já realizadas. Uma feira que tem como foco a hospitalidade e a gastronomia requer evolução contínua, e a oferta de um novo espaço na cidade de São Paulo, principal pólo de negócios da América Latina, é uma oportunidade que não poderíamos deixar passar. 

HN: Para o evento deste ano, qual a principal novidade – além do lugar?
Telles: A Equipotel terá uma intensa programação de eventos simultâneos divididos em experiência, conteúdo, workshops e negócios. Da grade de eventos de experiência, destacam-se o Hotel Modelo Sustentável com 400 m²; o 4º Motel Design; o SPA Conceito; e as Ilhas Gourmet. Atrações inéditas também foram inseridas nesta edição, como o Equipotel BaresSP Experience, com diversas ilhas temáticas de café, drinques, cervejas artesanais, entre outras; o Arquitetura 360º espaço para promover o conceito da arquitetura aplicada à hospitalidade; a Ilha de Inovação, com exposição de produtos de empresas internacionais; e o Pavilhão do Vinho, com a participação de importadoras/distribuidoras, palestras e degustação para convidados.

Entre os eventos de conteúdo estão a Equipotel Conference com diversas palestras sob a curadoria de importantes associações, como ABIH, SEHGA, FOHB, ABG, HSMAI e GO Consultoria; a Arena do Conhecimento dedicada aos setores de hotelaria e food service; Pavilhão do Vinho; 1º Fórum Nacional de Motéis; Arquitetura 360º; Equipotel BARESSP Experience; Empório Equipotel, um Living Case de restaurante para abordar as melhores práticas, equipamentos e serviços em produtos orgânicos e customizados; e a Ilha de Inovação.

Os workshops também ganham atenção na Equipotel, como no espaço da Pizzaria Modelo, onde os participantes aprenderão sobre técnicas e utilização correta dos maquinários, enquanto prepararam sua própria pizza. E as atividades simultâneas voltadas aos negócios ocorrerão durante as Rodadas de Negócios, com reuniões comerciais entre expositores da Feira com os grandes compradores da cadeia de Hospitalidade, Bares & Restaurantes e Serviços; e também no Pavilhão do Vinho.

HN: Como a empresa compreende a importância de um evento que reúne fornecedores de gastronomia e hotelaria no cenário brasileiro desses segmentos?
Telles: Nossa missão como organizadores de feiras é proporcionar um ambiente saudável e produtivo para todos os participantes. Mais do que isso, somos um vetor importante para toda a cadeia produtiva do setor representado, envolvendo os aspectos sociais, econômicos e ambientais. 

HN: Com o calendário de eventos tão repleto como é o de São Paulo – sede do encontro – e o brasileiro, a Reed Exhibitions ainda acredita na eficiência das feiras como instrumentos de interação?
Telles: Sim, temos plena certeza disso. O principal objetivo da empresa ao participar de uma feira de negócios é, antes de tudo, estar em contato com seus clientes, apresentar seus lançamentos e/ou novas soluções para o mercado e buscar oportunidades de novos projetos, vendas e parcerias.

Serviço

www.equipotel.com.br

www.reedalcantara.com.br