O campus do Centro Universitário em Águas de São Pedro tem participação efusiva na 1ª edição do Gourmet Jazz Festival, evento que ocorre entre os dias 20 e 22 deste mês no município do interior paulista.

Durante o final de semana prolongado a cidade será palco do festival, que trará grandes nomes do jazz mundial e que neste ano se une ao Projeto Sabores de Águas. A proposta reúne alunos de Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro, que desenvolvem um cardápio especial para os estabelecimentos gastronômicos locais.

Nos três dias do evento, dez estabelecimentos oferecem um prato criado por alunos do Senac, variando entre entradas, pratos principais, lanches ou sobremesas. Já no sábado, dia 21, os visitantes terão também a oportunidade de visitar a Feira Gastronômica Gourmet Jazz Festival 2015 para degustar os pratos que serão vendidos em tendas montadas no Boulevard, das 11 às 15 horas e das 19 às 22 horas.

Os shows de Jazz acontecem em dois palcos: o Centro de Convenções da cidade, com capacidade para três mil pessoas, que vai oferecer shows gratuitos e abertos para o público em geral. E ainda no Grande Hotel São Pedro que, com sua arquitetura art déco, sediará algumas das atrações internacionais, com parte dos ingressos exclusivos para os hóspedes do meio de hospedagem. 

Projeto Sabores de Águas
De acordo com a diretora do campus, Cícera Carla Bezerra da Silva, o Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro é uma referência para o crescimento econômico e social da cidade e quer, cada vez mais contribuir para consolidar a gastronomia como um diferencial do destino. 

Os professores e alunos da graduação de gastronomia executam todo o projeto, desde a captação de parcerias para o evento, formação de equipes que atuarão nos estabelecimentos e criação dos pratos a serem oferecidos aos turistas. 

“O Projeto Sabores de Águas é uma oportunidade de proporcionar a experiência única da participação dos alunos em um evento real, vivenciando e superando todas as barreiras que ocorrem na aplicação da teoria acadêmica às práticas de mercado. A proposta da Secretaria Municipal de Turismo para união com o festival foi mais uma excelente oportunidade para aquecer ainda mais o turismo local”, informa o professor Tiago Brugnerotto, responsável pelo projeto.

No total, 32 alunos, divididos em dez grupos, desenvolveram os pratos. Confira abaixo quais são as criações, os seus autores e os locais onde serão servidos:

Bolo 4 Leites – criado por Janaina Cavassana, Bruna Borges e Maria Isabel Fonseca

Bolo de massa leve, extremamente molhado com calda gelada de leite e leite condensado aromatizada com canela. Coberto com mousse de doce de leite combinado com pedacinhos de abacaxi.

Local: Pousada Estrela da Manhã

Sedução de Camarão – criado por Bruno Lunardi, Pedro Andrade e Paulo Miranda

Trio de bolinhos com massa de batata e camarão, recheados com camarão e catupiry.

Local: Sambuca

Risotto de Confit de Pato – criado por Ana Rita Costa, Mariana Almeida, Vittória Volante, Giovanna Marcon e Letícia Pompeo

Arroz arbóreo com pato em pedaços perfumado com vinho branco e finalizado com parmesão e pimenta do reino moída na hora, acompanhado de redução de laranja.

Local: Tardivelli

Feijoada de Pintado com Farofa de Bambá – criada por Eliel Chiavelli, Guilherme Diniz e Marcela Carraro

Suculento feijão branco com camarões flambados ao leite de coco e trilogia de pimentões ao perfume de dendê, acompanha deliciosa farofa de mandioca ao azeite de dendê e alho crocante.

Local: Restaurante do Lago

Billie Holiday. Chocolate! Chocolate! – criada por Isabela Decanini e Bruno Santucci 

Massa de chocolate com recheio trufado de um blend de chocolates. Acompanhado de chantilly.

Local: Donna Chica

Escondidinho de pernil – criado por Geovany Camargo, Luisa Campos e Marcus Castelli

Pernil desfiado, coberto com purê de mandioca e requeijão gratinado com muçarela e acompanhamento de abacaxi caramelado.

Local: Truf’s Café

Jack D.Ribs N’ Chips – criado por Marcella Castro, Anay Martins e Aline Matsumoto

Costelinha suína desossada ao Jack Daniel’s e chips de mandioquinha. Acompanha molho de sua preferência.

Local: Billy Joe

Polenta Cremosa com Ragu de costela e agrião – criado por Andressa Bortoletto, Giulia Lucas e Felipe Moreira

Polenta cremosa servida com ragu de costela bovina guarnecida com brotos de agrião e castanha do Brasil.

Local: Restaurante Bombocado

Temaki OISHI – criado por Carolina Otoboni, Caroline Galle, Gabriela Ricobello e Giovana de Souza

Temaki com tilápia crocante, molho refrescante de cream cheese, iogurte e raspas de limão siciliano e cebolinha com adicional de molho tare e shoyu.

Local: Temakeria Tenzushi

Trem Bão – criado por Filipe di Giulio, Ana Paula Rios e Renato Pimentel

Casadinho de biscoitos com gotas de chocolate e Nutella recheado com sorvete.

Local: Pousada Nossa Senhora Aparecida

Serviço
gourmetjazzfestival.com.br
sp.senac.br