(foto: arquivo HN/Juliana Bellegard)

A mais recente edição do Boletim de Desempenho Econômico do Turismo, produzido pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) a pedido do Ministério do Turismo, apontou um crescimento na demanda de hóspedes estrangeiros nos meios de hospedagem brasileiros no segundo trimestre de 2014.

O fluxo deste público no período, que inclui os primeiros 18 dias de realização da Copa do Mundo, "superou as expectativas dos empresários do setor", segundo divulgou o MTur à imprensa. Na comparação com o primeiro trimestre do ano, houve um crescimento de 54% na demanda de viajantes internacionais.

O número, no entanto, não supera o público brasileiro, ainda em larga maioria dentro dos hotéis nacionais. No período de abril a junho, o turista nacional foi responsável por 80% da demanda por hospedagem no País, enquanto os estrangeiros somaram 20%. Em anos anteriores, a proporção havia sido de 85% e 15% em 2013; e 83% e 17% em 2012.

O estudo aponta, no entanto, que o crescimento de estrangeiros foi temporário, e estima que os dados do terceiro trimestre (que se encerra neste mês de setembro) apontem uma redução de 36% na demanda de visitantes internacionais por hospedagem no Brasil. A demanda doméstica, no entanto, deve crescer 24%.

Serviço
www.turismo.gov.br