Placas solares do Hotel Fazenda Spaventura 
(foto: divulgação/Central de Comunicação)

O Hotel Fazenda Spaventura, localizado no interior de São Paulo, tem instalada em suas dependências uma usina fotovoltaica, fruto de um projeto iniciado há pouco mais de um ano e meio. Por conta desta iniciativa, além de gerar cerca de 5.000 KWh/mês a partir da energia solar, o empreendimento ainda recebeu uma certificação ambiental.

O Selo Solar é conferido pelo Ideal (Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas da América Latina) em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), e conta com apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW).

Com o sistema, a expectativa do hotel é haver uma redução em torno de quatro toneladas de CO² emitidos anualmente,  que normalmente seria jogado ao meio ambiente. 

“Acho que o ponto mais importante de convergência entre uma administradora hoteleira e o ecoturismo é provar que é possível, ao mesmo tempo, ser um empreendimento ecologicamente correto e altamente lucrativo”, diz Luiz Arthur Medeiros, consultor hoteleiro e diretor da Haber Hotelaria, que administra o empreendimento. 

Serviço
www.spaventura.com.br