Com a chegada do Dia das Mães, que na maioria dos países será comemorado no próximo domingo (14), o site Tambourine listou sete conselhos comuns de mãe que também se aplicam no complexo universo da hotelaria. Confira.

1 – Dinheiro não cresce em árvores!
Muitos gestores atribuem o fraco desempenho dos seus empreendimentos ao número de seguidores nas mídias sociais, a "fotografia" dos hotéis, entre outras justificativas. Outros alegam não ter parte no fracasso, como se a equipe não dependesse da sua liderança e vice-versa. Isso só coloca o gestor em uma posição ainda mais difícil quando, no ano seguinte, prepara a sua estratégia de marketing e solicita um orçamento ainda maior. Os investidores, sem o conhecimento do que realmente causou o fraco desempenho do ano anterior, estarão mais aptos a cortar despesas, acreditando que resultados intangíveis podem ser alcançados com menos investimentos.

2 – Seja você mesmo
No mundo atual, é de extrema importância a transparência e autenticidade para qualquer marca ou produto. A hospitalidade migra do B2C para P2P (pessoas para pessoas). Cada detalhe da operação deve conter um pouco da sua marca como anfitriã. Como representante desta marca, você é o anfitrião. A marca não é mais simplesmente um negócio oferecido e promovido aos clientes.

3 – Sempre termine o que começou
O sucesso do Marketing não acontece do dia para a noite. Não se triplica o número de seguidores em uma mídia social com apenas algumas mensagens, assim como não se assiste a explosão de reservas diretas por meio de uma única campanha. Não espere resultados imediatos em quaisquer esforços de Marketing, que para ser bem sucedido deve ser consistente, por isso não desista se as coisas não acontecerem imediatamente.

4 – Eu te trouxe a este mundo e posso tirá-lo dele
Seu sucesso se resume ao último review positivo de um hóspede que teve uma experiência incrível durante a sua estada. O seu Marketing deve refletir os desejos e necessidades desses hóspedes, suas emoções e os benefícios que eles terão em optar pelo seu empreendimento. Eles são a razão de você estar no negócio e eles também podem ser a razão da sua saída dele.

5 – Olhe para ambos os lados antes de atravessar a rua
Na tomada de uma decisão, deve-se avaliar todos os lados. Você pode contratar uma empresa para fazer a consultoria e avaliação da operação e dos equipamentos. Mas por que fazê-lo se você pode facilmente obter a mesma informação e sob um viés muito mais autêntico, ao conversar diretamente com seu colaborador e com seus hóspedes?

6 – Não chore sobre o leite derramado
É uma realidade para todos os hoteleiros: apesar dos esforços, as vezes uma campanha de Marketing não alcança os resultados almejados. Você ganha e perde. Ao invés de ficar obcecado com isso, afaste de vez o desapontamento e recomponha o ânimo. Comente com a equipe o que deu errado, determine o que se deve evitar no futuro e siga em frente.

7 – Se seus amigos saltarem de uma ponte, você saltará também?
Não se deixe levar pela emoção. Antes de decidir seguir por um caminho, avalie se ele é o melhor para o seu hotel e sua estratégia de Marketing atual. Resista aos impulsos e se coloque questões como: "tenho orçamento e mão de obra para executar essa ação?", "tenho um plano B se eu precisar?", "devo realmente alinhar meu mix de negócios por destino ou segmento?", entre outras.

* Crédito da foto: Pixabay/Pexels