Calçadão 13 de Julho da  região central de Aracaju
(fotos: divulgação/Emsetur)

À margem do rio Sergipe encontra-se um território originariamente povoado por pescadores, que possui uma história desenvolvida ao redor do afluente. Quando a região de Santo Antônio Aracaju foi elevada à instância de cidade e passou a ser a capital da província em 1855, o destino passou a chamar apenas Aracaju, capital de Sergipe.

Reconhecida como uma das capitais menos populosas do nordeste e com os custos de vida mais reduzidos do País, o destino vem sendo procurado por turistas que buscam, sobretudo, tranquilidade. 

Entre os destaques da região está a orla da Atalaia, localizada perto da foz do rio Sergipe, região que apresentou um desenvolvimento crescente e hoje está entre os pontos turísticos mais procurados na cidade. Com quatro quilômetros de extensão, o bairro de Atalaia reúne a maior parte dos meios de hospedagem do destino, além disso, apresenta centros históricos, feiras, parques, pista de MotoCross, centros de cultura e artes, restaurantes, entre outras atrações.

As praias de Aracajú totalizam 25 quilômetros de extensão, além da Atalaia, a mais conhecida, mais ao Sul é possível apreciar praias como Aruanda, repleta de quiosques padronizados e foco de expansão da cidade. O litoral Sul ainda é composto pelas praias: Robalo, Náufragos, Refúgio e Mosqueiro.

A orla do Pôr-do-Sol também é outro atrativo reconhecido como ponto turístico da região. Localizada em frente ao rio Vaza-Barris, o lugar recebeu o nome em função da beleza da paisagem no pôr-do-sol.

Na região central de Aracaju, entre as atrações que não podem deixar de serem visitadas está o mirante da Treze de Julho,  a região dos mercados, o Parque da Cidade, onde é possível visitar o zoológico e fazer um passeio de teleférico sobre o  zoológico e sobre a única reserva de Mata Atlântica do município.

Confira algumas fotos desta capital nordestina:

Serviço
https://www.se.gov.br/