Vista aérea do Rio de Janeiro, onde atua a Delegacia de
Atendimento ao Turista (Deat)

(foto: elitebrasil.com.br)

 

Por Alessandra Ribeiro

 

No Rio de Janeiro, durante a primeira reunião do ano do Comitê Integrado de Segurança Turística, realizada no final de mês passado, foi decidido que algumas áreas de interesse turístico receberiam reforço no policiamento e que os turistas assaltados receberiam um tratamento mais diferenciado. Com certeza tais decisões tiveram por mola propulsora a chegada do carnaval e a onda de violência que só tem feito aumentar.

 

Por tratamento diferenciado, neste caso, leia-se atendimento in loco aos turistas que tiveram problemas na cidade e que estejam hospedados em hotéis.

 

Para quem não sabe, o Rio de Janeiro, assim como várias cidades, conta com uma delegacia especializada, denominada Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat). Trata-se de um ramo especializado da Polícia Civil, responsável pela apuração e registro de eventuais ocorrências. Ela tem sua própria sede e possui policiais treinados para atender os visitantes estrangeiros.

 

Dessa forma, se um turista for assaltado poderá acionar a Deat (tel.: 21 3399-7170), que enviará ao hotel um policial para registrar o Boletim de Ocorrência, por isso o apelido B. O. Delivery.

 

Obviamente que o problema é grave e o necessário é batalhar nas causas da violência, porém temos que observar a iniciativa com otimismo, afinal o turista, principalmente o estrangeiro, ao passar por um assalto ou alguma situação violenta precisa, no mínimo, ser compreendido em sua língua e deseja ficar em um local seguro como o hotel em que está hospedado. Assim, ao ser atendido no próprio empreendimento, a sensação de insegurança talvez seja minimamente reduzida e o turista se recupere melhor.

 

Por isso é imprescindível que o hotel tenha sempre um bom relacionamento com estas delegacias especializadas, pois executam um trabalho de qualidade e com a máxima discrição possível, uma vez que costumam fazer rondas e atender aos hotéis sem alarde e com identificação nos carros com dizeres Ronda hoteleira.

 

Em São Paulo, a delegacia especializada é a Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur), sediada na rua São Luis, 91, no centro. O telefone é 11 3214-0209, o e-mail é [email protected] e o órgão conta também com postos nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, no Anhembi, Porto de Santos e sambódromo.

 

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