ARTIGO JURÍDICO: B.O. Delivery no Rio de Janeiro
14 de fevereiro de 2007
Vista aérea do Rio de Janeiro, onde atua a Delegacia de
Atendimento ao Turista (Deat)
(foto: elitebrasil.com.br)
Por Alessandra Ribeiro
No Rio de Janeiro, durante a primeira reunião do ano do Comitê Integrado de Segurança Turística, realizada no final de mês passado, foi decidido que algumas áreas de interesse turístico receberiam reforço no policiamento e que os turistas assaltados receberiam um tratamento mais diferenciado. Com certeza tais decisões tiveram por mola propulsora a chegada do carnaval e a onda de violência que só tem feito aumentar.
Por tratamento diferenciado, neste caso, leia-se atendimento in loco aos turistas que tiveram problemas na cidade e que estejam hospedados em hotéis.
Para quem não sabe, o Rio de Janeiro, assim como várias cidades, conta com uma delegacia especializada, denominada Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat). Trata-se de um ramo especializado da Polícia Civil, responsável pela apuração e registro de eventuais ocorrências. Ela tem sua própria sede e possui policiais treinados para atender os visitantes estrangeiros.
Dessa forma, se um turista for assaltado poderá acionar a Deat (tel.: 21 3399-7170), que enviará ao hotel um policial para registrar o Boletim de Ocorrência, por isso o apelido B. O. Delivery.
Obviamente que o problema é grave e o necessário é batalhar nas causas da violência, porém temos que observar a iniciativa com otimismo, afinal o turista, principalmente o estrangeiro, ao passar por um assalto ou alguma situação violenta precisa, no mínimo, ser compreendido em sua língua e deseja ficar em um local seguro como o hotel em que está hospedado. Assim, ao ser atendido no próprio empreendimento, a sensação de insegurança talvez seja minimamente reduzida e o turista se recupere melhor.
Por isso é imprescindível que o hotel tenha sempre um bom relacionamento com estas delegacias especializadas, pois executam um trabalho de qualidade e com a máxima discrição possível, uma vez que costumam fazer rondas e atender aos hotéis sem alarde e com identificação nos carros com dizeres Ronda hoteleira.
Em São Paulo, a delegacia especializada é a Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur), sediada na rua São Luis, 91, no centro. O telefone é 11 3214-0209, o e-mail é [email protected] e o órgão conta também com postos nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, no Anhembi, Porto de Santos e sambódromo.
Contato