(foto: zonalibre.org)

Por Alessandra Ribeiro

Há cerca de duas semanas foi divulgada na mídia a morte de um brasileiro num quarto de hotel em Londres. Um pouco antes, uma modelo americana também foi encontrada morta num apartamento de hotel. Apesar da situação delicada e triste, o hoteleiro deve agir racionalmente nesta hora, visando acalmar os ânimos dos colaboradores e evitar que a situação interfira na estada dos demais hóspedes.

Não há receita pronta, porém alguns cuidados básicos devem ser tomados: em primeiro lugar, toda a equipe deve estar devidamente orientada e preparada para esse tipo de situação, principalmente os colaboradores ligados à governança. Eles devem saber que o fato precisa ser imediatamente comunicado à respectiva chefia e/ou gerência, bem como deve ser orientado a não comentar com nenhum outro colega sobre o acontecido, de forma a não dar publicidade ao fato.

A chefia e uns poucos colaboradores – os que estiverem em melhores condições emocionais – devem isolar imediatamente o local e não tocar em nada para ação posterior da polícia (perícias e exames), a quem cabe vistoriar o local e remover o corpo. Com certeza a polícia empreenderá a discrição necessária para o caso. No entanto, sugere-se sempre contatar a Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista (Deatur).

É importante frisar que até o local ser definitivamente liberado não se pode promover a limpeza ou qualquer alteração no apartamento, afinal a polícia deve contribuir para a paz do hotel, mas o inverso também é verdadeiro, devendo o hotel contribuir para o trabalho da polícia.

Caso o empreendimento conte com os serviços de um assessor de imprensa, é interessante chamar este profissional para que interceda, principalmente em caso de algum veículo da mídia vir a saber do ocorrido. Dependendo da notoriedade do falecido, o vazamento da notícia é mais fácil, porém, com a ajuda do jornalista, o nome e local do ocorrido podem ser poupados.

Fácil sugerir, mas a calma é a mãe do bom senso nessas ocasiões.

Contato
[email protected]