O Verão e Seus Vilões
por Adriana Gomes*

Atender bem aos clientes é um requisito básico para mantê-los fiéis. Principalmente na alta estação, quando o hotel está cheio e os valores das diárias são mais elevados. Com a casa cheia, o cuidado com o bem-estar dos hóspedes deve ser ainda maior.

No verão, reinam as bebidas geladas e os alimentos leves. O suco e o refrigerante são pedidos com muitos cubos de gelo; o côco é conservado em enormes pedras, assim como as latinhas de cerveja. 

Para não acabar com toda esta alegria, o estabelecimento deve estar atento à procedência dos artigos comprados ? principalmente alimentos e afins. Um dos itens que menos preocupa é o gelo. Embora a qualidade da água para beber preocupe, quando está em estado sólido nem tanto. Mas, assim como a água, as refrescantes pedrinhas podem ser as causadoras de males como diarréias e até mesmo a cólera.  

Se não for devidamente tratada, a água com a qual foi feito o gelo pode ser a vilã. Não só isso: os grandes estabelecimentos comerciais costumam adquirir o gelo de fábricas especializadas. Se estas não cumprirem as normas da Vigilância Sanitária, por mais que a água seja adequada, o resultado final pode não ser adequado. Práticas como a realização de testes periódicos das condições higiênicas das embalagens ? não adianta o gelo estar livre de bactérias antes de ser embalado se os invólucros estiverem contaminados por bactérias, por exemplo ? são fundamentais para obter um gelo de qualidade.

Cabe aos estabelecimentos garantirem a saúde dos hóspedes ? e conseqüentemente a própria saúde financeira ? e cobrarem que as empresas fornecedoras de gelo cumpram as exigências sanitárias.

* Adriana Gomes é formada em Nutrição pela Universidade Anhembi Morumbi e atua como consultora da Alef Assessoria Nutricional.