Segundo a Associação Paulista de Avicultura (Apa), a produção de alimentos à base de ovo em grandes quantidades pode ser facilitada com o uso do ovo líquido ou em pó. Na hotelaria, será que o produto é conhecido? Segundo a Apa, as vantagens higênicas e econômicas são muito grandes. Ainda de acordo com a associação, com um quilo de ovo em pó é possível preparar 80 porções de ovo mexido ou frito, de 51 gramas cada.
Segundo a Apa, o objetivo da forma diferenciada de fabricação é garantir praticidade e, principalmente, higiene e segurança para quem serve e para quem consome o
produto.
No caso do ovo líquido, a produção é feita com ovos provenientes de granjas aprovadas, que são inspecionados para eliminar os que foram quebrados durante o transporte. Em seguida, são resfriados a 10° C, para ampliar o período de conservação. Depois, os ovos são lavados com detergente alcalino, enxaguados com água clorada e colocados na máquina de quebra automática.
Nesta fase, a gema é separada da clara, sob a inspeção de duas pessoas, e filtradas para evitar a descarga com eventuais resíduos da casca.
Para a produção de ovo integral, as claras e gemas são levadas para tanques homogeneizadores, onde são novamente misturadas. Após esta fase, os ovos são pasteurizados, a uma temperatura de inativação das salmonellas e logo resfriados a 4°C, provocando um choque térmico nas bactérias presentes. O ovo líquido é então levado a tanques isotérmicos de aço inox, onde é mantido até o momento de ser bombeado para o local de desidratação.
Depois que é transformado em ovo líquido pasteurizado, o produto vai para a planta de desidratação, onde é novamente filtrado. Em seguida, é exposto ao ar quente (220°C) e descarregado em um transportador. A partir daí, o ovo passa por uma peneira vibratória e é colhido em sacos de polietileno cristal e sacos externos de papel multifolhado, que são fechados e armazenados sobre estrados, em local seco e arejado. Todo esse processo é automático, sem contato humano direto.
O prazo de validade do ovo em pó é de um ano, a partir da data de fechamento das embalagens. Segundo a Apa, o valor nutricional do ovo em pó é equivalente ao do produto in natura. (Claudio Schapochnik)

Serviço
www.apa.com.br