A Atlantica Hotels International, que administra 41 empreendimentos no País, criou o programa “Sempre Novo”, totalmente dirigido à conservação das propriedades.
O programa foi criado visando a conservação dos apartamentos e áreas públicas dos empreendimentos por meio de ações de manutenção. Com isso, aumenta-se a vida útil de equipamentos, móveis e instalações e diminuem-se os custos com a manutenção corretiva.
O “Sempre Novo” conta com a supervisão do gerente de Manutenção da rede, Christian Khun. Cabe ao executivo certificar-se de que cada empreendimento siga um calendário que contempla quatro inspeções anuais nos apartamentos e seis nas áreas comuns.
Cada propriedade conta com pelo menos um responsável pela manutenção predial (RMP) para a execução do programa. Para o perfeito andamento do “Sempre Novo”, o RMP deve ter um perfil especial que leva em conta a capacidade de se concentrar em detalhes, visão estética e habilidade de aprender, já que a ele cabe consertar e manter cada metro quadrado dos apartamentos e das áreas comuns.

“A Atlantica sabe que tem um patrimônio alheio sob sua responsabilidade e que é sua obrigação mantê-lo sempre em suas melhores condições”, ressalta Christer Holtze, vice-presidente de Operações da rede.
Selo Azul
Outro programa desenvolvido pela rede na área é o “Selo Azul”, em execução desde maio. Trata-se de uma plataforma de avaliação criada pela Atlantica para certificar-se de que os hotéis operam de acordo com os padrões internacionais de qualidade em atendimento, serviços e em suas instalações. O programa também exige avaliações regulares e medidas de correção, quando necessárias.
Apesar de todos esses cuidados, a rede prevê, em todos os contratos, um fundo de reservas de 3% a 5% das receitas. Esses recursos são destinados exclusivamente à manutenção do empreendimento. O gerente geral, juntamente com a assembléia de investidores, decide quais as melhorias a serem efetuadas para potencializar a propriedade no mercado. (Claudio Schapochnik)