Empreendimentos fecharam seus canais de vendas com a empresa
(foto: Pixabay / Teriashi)

A hotelaria carioca está promovendo uma semana de boicote à Decolar após decisão da empresa de aumentar as margens de comissionamento, que chegam a ultrapassar 20%. Diante dessa ação, hotéis do Rio de Janeiro se mobilizaram para a Semana do Black Out Decolar, em que determinaram o fechamento de seus canais de vendas por essa OTA. 

Conforme divulgado pela ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro), depois de uma série de queixas dos empreendimentos, uma carta foi encaminhada pela entidade. O documento ressalta a posição contrária da associação ao aumento impositivo, considerado pelos empreendimentos um medida que visa majorar as margens de lucro de forma unilateral e sem consentimento dos parceiros. 

A mesma posição foi tomada pela ABIH Nacional, representando as entidades regionais. Como não houve negociação, os empreendimentos hoteleiros do Rio de Janeiro estão protestando de forma unificada.

"O momento é mais do que impróprio para o setor, que batalha para manter os índices de ocupação num cenário pós-Olímpico de crise econômica. Lamentamos que a Decolar, já ciente desta posição, continue a insistir de forma agressiva para que os hotéis assinem o termo de concordância do reajuste. É importante ficar claro o papel ​de cada um nesta relação, que deveria ser parceira. O ​cliente, ​quando efetua uma reserva, busca facilidade ao navegar pelas OTAs, mas o compromisso com o produto, a estrutura e os serviços prestados é assumido pelo hotel, a custos altíssimos. Não podemos ficar reféns de taxas elevadas que inviabilizam esta relação comercial", declarou Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Decolar.com e foi informada que, por ora, a empresa ainda apura os detalhes do boicote para em seguida posicionar-se sobre o tema.

Serviço
www.riodejaneirohotel.com.br