(foto: divulgação/Riotur/Fernando Maia)

O Panorama da Hotelaria Brasileira, publicação da HotelInvest e da HVS, teve sua edição mais recente divulgada hoje (11), com dados referentes ao desempenho do mercado em 2014 e algumas perspectivas para este ano. Entre as cidades estudadas está o Rio de Janeiro, que apesar do desempenho positivo no último ano, deve passar por um cenário de retração.

Os dados apontam que a crise que atinge a indústria de óleo e gás e o crescimento da oferta hoteleira na cidade devem impactar negativamente o setor. Por um lado, a demanda corporativa e de eventos deve cair por conta da crise. Por outro, somente em 2015, estão previstos 16 novos hotéis, com cerca de 4.000 quartos. Assim, segundo analisa a publicação, "o crescimento expressivo da oferta, aliado a um momento econômico desfavorável, deve ocasionar queda de ocupação e pouca margem para aumento de tarifas".

No ano passado, o desempenho do mercado foi positivo: apesar da queda de ocupação (-4,1%), o parque hoteleiro carioca teve um incremento de 5,7% em sua diária média, o que resultou em um RevPar (receita por apartamento disponível) 1,4% superior ao registrado em 2013. Destaque para hotéis de categorias luxo e upscale, que tiveram incremento de 12,9% na diária média e 10,9% no RevPar. 

“Apesar do impacto das novas aberturas, o Rio de Janeiro mantém os melhores índices de desempenho do País. A desvalorização do real, com possível aumento das viagens de lazer dentro do Brasil, e a realização de eventos pré-olímpicos no segundo semestre podem minimizar a queda de ocupação prevista para o setor em 2015”, avalia Cristiano Vasques, sócio-diretor da HotelInvest e managing director da HVS South America.

Serviço
www.hotelinvest.com.br