A onda de baixas temperaturas que assola, sobretudo a região Sul do Brasil tem sido motivo de comemoração para as empresas que atuam no segmento do turismo no interior gaúcho. Pelo menos é isso que afirma o Sindtur (Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Similares, Parques e Museus da Região das Hortênsias). De acordo com a organização, a frente fria das últimas semana resultou em taxas de ocupação oscilando entre 85% e 95% ao longo do mês de julho.

Fernando Boscardin, presidente da entidade, assegura que até o final deste mês os índices devem permanecer iguais e com valores de diárias um pouco acima dos praticados no ano passado. 

Segundo o presidente, é preciso recuperar as perdas, decorrentes da redução de diárias realizada nos dois últimos anos em virtude da crise brasileira e por isso o aumento nos valores se justifica. 

Apesar disso Boscardin ressalta que, como neste ano já pode ser percebida uma confiança maior do consumidor, então as diárias foram readequadas sob o ponto de vista inflacionário. "Está sendo um mês muito bom e o consumidor já não está com aquele receio de fazer compras futuras, seja em julho ou em agosto, com medo de alguma crise e já sente uma estabilidade no ar neste momento". 

Os índices de ocupação hoteleira levantados pelo Sindtur tem Gramado – com cerca de 14 mil leitos – e Canela – concentrando cinco mil leitos – como maiores colaboradores. A diária média nesta época do ano é de R$ 450, segundo dados do sindicato.

* Foto de capa: arquivo HN/Peter Kutuchian