(foto: divulgação / Marriott International)

A Marriott International divulgou hoje (9) os resultados financeiros do segundo trimestre de 2016. No balanço, mostrado pela cúpula da rede, que tem presença mundial, o maior destaque são os números concernetes a renda líquida da empresa que chegou a US$ 247 milhões no período, superando os US$ 240 milhões anotados no mesmo trimestre do ano anterior. Os índices do segundo trimestre da temporada correspondem a lucro líquido ajustado de US$ 265 milhões, num aumento de 10% em relação ao mesmo índice em período similar em 2015.

Envolvida numa transação de cifras astronômicas com a compra da Starwood, a Marriott também divulgou alguns indicativos relativos a suas ações no mercado. Nesse quesito, o LPA (Lucro Diluído por Ações), nos três meses finais do primeiro semestre, foi de US$ 1,03, um aumento de 18%, comparado ao LPA diluído no mesmo trimestre do ano anterior. O lucro líquido ajustado e o LPA diluído em uma base ajustada, no segundo trimestre de 2016, não incluem US$ 25 milhões (US$18 milhões após incidência de impostos e US$ 0,07 por ação diluída) de custos de transição e transações relativos à aquisição da rede Starwood. 

Arne M. Sorenson, presidente e CEO da Marriott International, comenta: "Os resultados da Marriott no segundo trimestre demonstram a força da empresa. As marcas líderes de mercado e o foco nos resultados finais produziram ótimos resultados no período. Embora o desempenho dos hotéis tenha refletido o crescimento econômico mais lento, em geral, a demanda por lazer continuou robusta e os negócios do grupo tiveram um bom desempenho".

"A frequência dos eventos de grupos se manteve estável durante o trimestre e os cancelamentos permanecem baixos, enquanto as reservas para eventos devem permanecer elevadas no futuro. Aumentamos as margens de lucro nos hotéis operados pela empresa, melhorando a eficiência e ao mesmo tempo oferecendo um excelente serviço aos nossos hóspedes", complementa o CEO.

A representação da empresa pontua que nos último meses foram adicionados cerca de 11 mil apartamentos ao portfólio, sendo que um terço dessas habitações estão em mercados fora da América do Norte. "Os proprietários continuam preferindo as nossas marcas, o que aumentou o nosso pipeline de desenvolvimento para mais de 285 mil apartamentos no final do trimestre", diz Sorenson.

"Nosso modelo de negócios continua focado na gestão ou no processo de franquia das melhores marcas de hotéis ao redor do mundo. Essa estratégia de desinvestimento em ativos minimiza nossa exposição aos ciclos econômicos, ao passo que aumenta a distribuição de nossas marcas. Prevemos um crescimento líquido por volta de 6,5% na distribuição de nossos apartamentos em todo o mundo, em 2016, apenas com as 19 marcas mais tradicionais do Grupo Marriott".

O balanço ressalta também as boas previsões oriundas da compra da rede Starwood. "Depois de meses de planejamento, estamos confiantes de que vamos começar com o pé direito, e estamos bastante animados com as perspectivas apresentadas pela combinação da Marriott com a Starwood", diz a rede em comunicado.

No segundo trimestre de 2016, a RevPar – receita por apartamento disponível – global comparável das unidades aumentou 2,9 % (um aumento de 2,3 %). A Marriott adicionou 80 novas propriedades à sua lista mundial. Seis propriedades deixaram de fazer parte da rede durante o trimestre. No final do período, o sistema de hospedagem da companhia era composto de 4.554 propriedades e resorts em sistema de timeshare.

Os rendimentos da Marriott totalizaram US$ 3,9 bilhões no segundo trimestre de 2016, em comparação com uma receita de cerca de US$ 3,7 bilhões no segundo trimestre de 2015.

Serviço

www.marriott.com.br