O sistema fotovoltaico instalado no hotel conta com 60 placas, em uma área de cem m²
(foto: divulgação / Grampo Comunicação / 
Mascos Labanca)

Agenda comum num momento de recusos naturais cada vez mais exíguos, a sustentabilidade tem espaço cativo no pensamento da hotelaria que imagina seu futuro. Enquadrando-se nessa conjuntura, o Best Western Tarobá Hotel, localizado em Foz do Iguaçu (PR), aumenta sua aposta em ações de cunho sustentável e contabiliza o saldo dessas medidas. A mais recente iniciativa relacionada ao tema foi a implantação de equipamentos para transformar luz solar em energia elétrica.

A administração do meio de hospedagem acoplou, nas partes mais altas do edifício, placas fotovoltaicas que captam a luz do sol e fazem dela energia, reduzindo as despesas e contribuindo para conservação da natureza. 

Os equipamentos produzem mensalmente 1,850 kwh de energia limpa e renovável. Dessa maneira, o hotel deixa de emitir na atmosfera duas toneladas de gás carbônico por ano. 

Para tais resultados, o sistema fotovoltaico instalado conta com 60 placas, instaladas em uma área de cem metros quadrados. As placas de captação têm durabilidade mínima de 25 anos e o retorno do investimento está previsto em seis ou sete anos. 

Mauro Sebastiany, gerente geral do empreendimento, comenta que a opção pela geração de energia solar reflete a responsabilidade social e ambiental do estabelecimento. Para o gestor, o conceito de atendimento de qualidade adotado pelo hotel é mais amplo que a visão limitada à entrega de produtos e serviços aos clientes. Segundo ele, é preciso garantir conforto e comodidade na hospedagem e ao mesmo tempo ter compromisso ético e coletivo. 

"Nosso hóspede exige excelência durante a estada, isso inclui serviços de qualidade que garantam o seu bem-estar e as boas práticas do hotel para proteger o meio ambiente", explica. De acordo com Sebastiany, a sustentabilidade é um desafio para a hotelaria. "A preocupação dos hóspedes com a natureza é cada vez maior e isso influencia a escolha pelo meio de hospedagem". 

Serviço
www.hoteltarobafoz.com.br