A bióloga Neiva Guedes faz medição em arara-azul
no Refúgio Ecológico Caiman: prêmio merecido
(foto divulgação)

A bióloga brasileira Neiva Guedes recebe hoje (7) do príncipe Bernhard, da Holanda, o título de Dama da Ordem da Arca Dourada (Golden Ark Knighthood). A cerimônia ocorre no palácio de Soestdijk, e o título é concedido em reconhecimento ao trabalho de conservação da arara-azul grande (Anodorynchus hyacinthinus), idealizado e desenvolvido há 14 anos.
Criado em 1990 o Projeto Arara-Azul tem como base o Refúgio Ecológico Caiman, empreendimento turístico localizado no pantanal sul-mato-grossense. O projeto desenvolve ações que vão desde estudos técnicos sobre reprodução e comportamento da espécie e de seu hábitat até atividades de educação ambiental.
“Receber este título é uma grande honra para mim, pois representa o reconhecimento de que acertei em uma decisão de vida: a de fazer todos os esforços ao meu alcance para preservar as araras-azuis na natureza, como elas devem ficar”, comemorou Neiva. A bióloga permanece na Europa até o final do mês, ministrando palestras sobre o Projeto Arara-Azul e sobre a produção científica a respeito da espécie.
Hoje o número estimado de araras-azuis na natureza é de 6,5 mil indivíduos. Desde 1990, o Projeto Arara-Azul monitorou mais de 5 mil indivíduos e cerca de 850 filhotes receberam anilhos a partir da sua sede, no Refúgio Ecológico Caiman. Mais de 485 ninhos artificiais e naturais são monitorados periodicamente pela equipe do projeto.
(Claudio Schapochnik)

Serviço
www.caiman.com.br