Nova espécia de bromélia encontrada no resort catarinense
(foto: divulgação/Rede Plaza)

Empreendimento privilegiado por sua localização no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Santa Catarina, o Plaza Caldas da Imperatriz, Resort & SPA está inserido numa rica biodiversidade e tem sido palco de descobertas neste âmbito, como a que foi agora com espécies, nunca antes identificadas. O biólogo Fernando Maciel Brüggemann, responsável pelo ecoturismo do Resort, em parceria com cientistas da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, comemoram a revelação de mais uma espécie botânica, descoberta na área do empreendimento, que faz parte do portfólio da Rede Plaza, com sede no Rio Grande do Sul. A novidade foi publicada em artigo científico e tese de doutorado da bióloga Josy Zarur de Matos: a bromélia Vriesea x brueggemannii. Vale ressaltar que mais uma espécie recebe o sobrenome do biólogo Fernando, em homenagem a sua contribuição científica.

A bromélia descoberta trata-se de um híbrido natural entre outras duas diferentes espécies de bromélias do gênero Vriesea. A publicação da Dra. Josy é parte da que doutorou-se na Universidade de Alicante, Espanha, cuja pesquisa de campo foi realizada no Plaza Caldas da Imperatriz. O artigo completo é bastante técnico na área de genética.

Além da bromélia, houve também a descoberta feita pelo biólogo Juliano M. Baltazar que estagiou no Plaza Caldas da Imperatriz e pesquisou fungos, descrevendo uma nova espécie de cogumelo, encontrada em uma das trilhas do Resort catarinense, e que recebeu o nome científico latinizado de Acanthocorticium Brueggemannii, também em homenagem ao colega Fernando M. Brüggemann.

Serviço
plazahoteis.com.br/caldasimperatriz