Renato Ojeda, gerente geral da unidade
(fotos: Hugo Massahiro Okada)

A Bourbon Hotéis & Resorts tem no ano de 2017 grandes novidades. Desde o dia 1º de fevereiro, a rede opera o Bourbon Vitória Residence Hotel, de 141 apartamentos divididos em cinco categorias, em Vitória (ES). O hotel é resultado da conversão de uma unidade antes administrada pela rede Bristol que manteve a equipe de colaboradores e a gerência, a cargo de Renato Ojeda, que retorna à rede onde iniciou a sua trajetória na hotelaria. Hoje (10), a rede apresentou o empreendimento e oficializou a sua abertura para a imprensa especializada e influenciadores do mercado em uma coletiva realizada na sala Azteca, uma das cinco existentes para eventos e reuniões no empreendimento. 

A localização do hotel é certamente um dos seus principais trunfos: está em frente à Praia de Camburi, uma das mais famosas do destino e cuja orla foi revitalizada recentemente. Há três tipos de corredores, um para ciclistas, outro para corrida e um para caminhada, além de quiosques e uma grande variedade de restaurantes, lojas e outros pontos de interesse.

Os apartamentos são divididos nas categorias Master, Superluxo, Luxo, Superior e Standard. Todas têm vista total ou parcial do mar e a mesma gama de amenidades, com exceção da categoria superior, que conta com duas camas twin. Entre as facilidades, há cofre eletrônico, secador de cabelos, poltrona, televisor com canais a cabo, internet wi-fi (que também cobre todas as áreas comuns, incluindo a cobertura, onde está localizada a piscina), mini-cozinha com fogão e frigobar, estação de trabalho e sofá-cama. O empreendimento disponibiliza camas extras e berços para crianças, que devem ser solicitados com antecedência.

"Somos consolidados no segmento de eventos. Tanto que, mesmo com a queda na ocupação causada pelo cenário econômico e acentuada pela crise da segurança pública – que todo o País tomou conhecimento – no início do ano, seguimos com ótimo desempenho na realização de eventos, treinamentos e outros usos das nossas cinco salas pelas empresas da região. Juntas, elas atendem até 460 pessoas e são totalmente equipadas com aparelhos de áudiovisual de última geração. Além disso, nosso restaurante, o Arquipélago, serve o coffee break e a oferta de alimentos e bebidas também nos eventos que atendemos", explica Ojeda.

O restaurante Arquipélago, localizado no lobby do hotel, tem uma singularidade: funciona 24 horas para hóspedes e passantes. Portanto, quem estiver curtindo uma caminhada noturna na orla pode conferir o espaço em qualquer horário. "O Arquipélago é terceirizado, mas a equipe é composta por colaboradores da Bourbon. Achamos importante ter o controle dessa operação para garantir a satisfação dos nossos clientes", observa Ojeda. Completam a lista de comodidades, uma piscina e uma sauna, localizadas na cobertura.

Investimento inicial
De acordo com o gestor da unidade, no primeiro momento a preocupação da rede foi no treinamento e adequação da equipe, a mesma da administração anterior. "Todos nossos colaboradores são locais. Não mudamos a equipe, promovemos a readequação. São 45 funcionários incluindo a equipe do restaurante e todos estão envolvidos no processo", conta o gerente.

No entanto, o produto deve passar por renovações, previstas para os próximos 36 meses. "Ainda em 2017, estão previstas as renovações da recepção e de 20 apartamentos. A Bristol sempre manteve o edifício atualizado por meio de reformulações preventivas e corretivas. Mas com a Bourbon, as mudanças visam a adequação da propriedade ao padrão da marca. Em 2018 serão renovados mais 40 apartamentos e esse processo deve perdurar até o mês de fevereiro de 2020. É importante ressaltar que será realizada de pavimento em pavimento com o intuito de não impactar a operação". 

Estratégias
"Não só acreditamos no segmento de lazer, como vimos um crescimento de 26% nos três meses de operação com a marca Bourbon. Atribuo isso a sua forte atuação no segmento, trata-se de uma rede que possui resorts conhecidos em todo o País. Em abril, tivemos um ótimo desempenho causado pelos feriados. Vamos continuar trabalhando o lazer e investindo neste nicho", revela Ojeda, ressaltando que o índice atual de retorno e recomendação do empreendimento já alcança a marca de 98%.

Resultados
"Tivemos o melhor mês de janeiro em cinco anos em termos de ocupação. Em 2015, fechamos com 61%; em 2016 a taxa de ocupação ficou em 53% e atualmente gira em torno de 47%. Nossa meta é repetir o desempenho do ano passado", pontua Ojeda, revelando ainda que, atualmente, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte aparecem como os principais emissores do segmento corporativo e, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Paraná e Rio Grande do Sul, como principais emissores do segmento de lazer.

"Para dar uma proporção aproximada, eu diria que nosso público é formado por 65% de corporativo, 29% de lazer e 6% referente a outros, como grupos e eventos", finaliza.

Confira abaixo, algumas fotos do empreendimento.