A Bourbon Hotels & Resorts, uma das redes mais tradicionais do País, avaliou como positiva sua performance durante o ano passado, considerado por muitos um dos piores períodos para a hotelaria nacional, principalmente do segmento Business. Já o Lazer registrou uma alta, motivado pelos picos de alta da moeda norte-americana.

O Hôtelier News apurou com Jeferson Munhoz, diretor de Vendas e Distribuição da Rede Bourbon, quais foram os resultados da companhia hoteleira e as perspectivas para 2017. Confira na sequencia:

HN: Como foi o fechamento de 2016 para a Bourbon? 
Munhoz: O ano de 2016 foi muito importante para a Bourbon Hotéis & Resorts. A empresa conseguiu seguir seu plano estratégico e de crescimento e desenvolveu novos produtos e serviços, como por exemplo: novas parcerias para distribuição e vendas dos empreendimentos, novos mercados cobertos comercialmente, o aplicativo Bourbon para os resorts e a inauguração de duas primeiras unidades da marca Rio Hotel by Bourbon no Paraná, que garantiram à Rede alcançar os objetivos traçados para o ano.

No segmento de lazer podemos destacar os excelentes resultados alcançados pelos dois resorts ao longo do ano. Em períodos de férias e feriados nacionais ambos superaram 85% de ocupação. Já no segmento corporativo tivemos como grande destaque a forte atuação da Rede em grandes convenções empresariais.

HN: Quais foram os destaques do ano para vocês?
Munhoz: O principal destaque foi a concretização da marca Rio Hotel by Bourbon que teve duas aberturas e confirmou mais duas em 2017. A marca teve excelente aceitação de mercado e tem alcançado ótimos resultados. Além disso, grande parte do nosso plano de expansão conta com unidades da marca e 2016 foi o ponta pé inicial desta nova fase da Rede.

Ainda no Sul tivemos a inauguração do novo conceito de quartos do Bourbon Curitiba Convention Hotel, que foi muito bem recebido pelos hóspedes e também pelos munícipes que frequentam a unidade em datas especiais como Dia dos Namorados, comemorações de aniversário e noites de núpcias. Também lançamos oficialmente o Mandí Nature Spa, que está em funcionamento nos dois resorts, Atibaia e Foz do Iguaçu, e no Bourbon Assunção.

Podemos destacar ainda o Clube Bourbon e a Turma da Mônica, nosso programa de relacionamento infantil, que comemorou 2 anos em setembro e alcançou a marca de 20 mil sócios.

HN: Quais as perspectivas para 2017 em termos de Ocupação (OCC) e Diária Média (DM)?
Munhoz: Nossa expectativa é positiva, e com certeza conseguiremos atingir nossos objetivos de DM e OCC. Isso deverá ser alcançado graças ao aumento da procura por destinos nacionais para férias, bem como viagens de negócios. Além disso, teremos em 2017 inaugurações de mais duas unidades da marca Rio Hotel by Bourbon, em Ciudad del Este (Paraguai) e Foz do Iguaçu (Paraná), e do Bourbon Vitória Residence Hotel, que inicia a operação já em fevereiro. Com isso temos a expectativa de aumentar em torno de 14% o volume de diárias comercializadas e 20% sobre o faturamento de 2016. 

Serviço
bourbon.com.br

* Crédito da foto na capa: divulgação/Grupo Excom