A Embratur e VisitBritain planejam um acordo de cooperação entre os dois países para troca de experiências nas áreas de turismo e promoção de imagem nos Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. O Brasil quer conhecer experiências das Olimpíadas 2012 e a Inglaterra tem interesse no case da candidatura do país como sede da Copa de 2014.
 
“Para o Brasil é muito importante conhecer as experiências de promoção turística de países que já realizaram ou irão realizar grandes eventos, como é o caso da Inglaterra, sede dos Jogos de 2012. Queremos aliar a expertise que temos, sobretudo com a realização dos Jogos Pan-americanos e a preparação para a Copa do Mundo, com a que outros países estão vivenciando”, diz Jeanine Pires, presidente da Embratur.
 
O acordo será assinado em maio do ano que vem, quando Sandie Dawea, CEO do VisitBritain, órgão de promoção turística da Grã-Bretanha, virá ao Brasil, para troca de informações. Além disso, um seminário reunindo especialistas mundiais na área de marketing e promoção turística será realizado no período da assinatura do acordo.
 
A CEO do VisitBritain demonstrou especial interesse em como o Brasil se prepara para receber os turistas estrangeiros na Copa de 2014, incluindo a organização de roteiros e relação com operadores turísticos para a venda de pacotes. Detalhes sobre a estratégia de candidatura do país estão entre os interesses do VisitBritain, já que a Inglaterra é candidata a receber a Copa 2018.
 
“Temos muito interesse na experiência do Brasil e esta aproximação certamente trará benefícios para ambos os lados”, afirmou Sandie Dawe. “Estamos estendendo para o turismo a política de cooperação já estabelecida pelos governos da Grã-Bretanha e do Brasil em outros setores”, finaliza.
(Aline Costa)