A estimativa do governo brasileiro para os Jogos Olímpicos que acontecerão em 2016, é que 1 milhão de turistas estrangeiros cheguem ao País. Segundo Vinicius Lages, ministro do Turismo, e conforme divulgado pela Agência Reuters, a previsão é que o fluxo de turistas varie de 300 mil a 500 mil pessoas. 

“Tudo vai depender da estratégia. Se considerar apenas o período do evento, vou trazer entre 300 a 500 mil turistas internacionais no máximo, mas se eu considerar que 2016 pode ser o ano olímpico do Brasil….podemos agregar 1 milhão de pessoas”, afirmou Lages à Reuters no Rio de Janeiro.

Na Copa do Mundo deste ano, vieram ao país 1 milhão e cinquenta mil turistas estrangeiros, de acordo com o Ministério do Turismo. O levantamento foi feito com base nos registros da Polícia Federal de entrada de estrangeiros no Brasil entre os meses de maio e julho de 2014. Antes do Mundial, o governo projetava cerca de 600 mil turistas.

De acordo com Lages,  o objetivo é usar os Jogos para fomentar o turismo no Brasil, que há alguns anos está estagnado  nos 6 milhões de turistas ao ano. A campanha internacional da Embratur sobre os Jogos de 2016 começa no fim deste ano e ao longo de 2015 haverá participação em eventos, feiras e mídia internacional para “chamar” os turistas para os Jogos Olímpicos.

Serviço
br.reuters.com