O turismo fora de temporada em Portugal relata números positivos. Dois milhões de pessoas se hospedaram em hotéis nos meses de janeiro e fevereiro deste ano – um aumento de 11% em comparação com o mesmo período de 2016.

Para Manuel Caldeira Costa, ministro da Economia, a razão da melhora no cenário está relacionada ao crescimento da taxa de emprego no país. "Em 2016, o turismo atingiu os seus melhores níveis nos últimos anos e o turismo fora de temporada foi responsável por dois terços desse crescimento. O ano de 2016 foi o nosso melhor ano em muito tempo e estamos com boas expectativas para 2017", explica Costa.

O ministro ressalta a importância dos números para a atração de novos investidores e seu impacto positivo para o mercado de trabalho. "Dessa forma, a sazonalidade é exterminada, melhorando o cenário do trabalho estável, elemento benéfico para os empreendimentos hoteleiros", pontua o ministro.

Além disso, houve aumento de 11% no número de visitantes e 10% nas pernoites, que representam um aumento de 16,2% nas receitas dos hotéis, que já têm acumulado um total de 260 milhões de euros nos dois primeiros meses do ano. A área metropolitana de Lisboa ainda ocupa o primeiro lugar na lista de preferências turísticas, atingindo aumento de 17,4% das dormidas, se comparado com o mesmo período do ano passado. A região dos Açores aparece na segunda posição, com aumento de 10,3% em comparação com os dois primeiros meses do ano de 2016.

Dos visitantes internacionais, cresceu o número de brasileiros (+34,2%) e poloneses (+30,3%). O português que prefere passar as férias em seu próprio país responde por 1,5 milhões de dormidas durante o período fora da temporada. Este nicho obteve crescimento mais moderado, de apenas 3% em relação ao ano passado.

Serviço
visitportugal.com

* Crédito da foto: Pixabay/tpsdave