O lobby do Brasília Palace Hotel
(foto: divulgação)

O Brasília Palace, hotel projetado por Oscar Niemeyer em 1958, recebeu a classificação de Hotel Histórico do SBClass (Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem), programa tocado pelo MTur (Ministério do Turismo). Esta foi a primeira unidade hoteleira a receber o título.

O empreendimento foi classificado após passar pela avaliação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), por estar “instalado em edificação preservada em sua forma original ou restaurada, ou ainda que tenha sido palco de fatos histórico-culturais de importância reconhecida”, de acordo com o MTur.

“O hotel foi a primeira obra inaugurada na cidade, ofereceu os primeiros bailes, o primeiro concurso de miss, o primeiro a usar aço nacional em sua estrutura e muitas outras inovações. Dedicamos este marco pioneiro ao ex-presidente Juscelino Kubitschek e a Oscar Niemeyer, duas figuras que representam muito para o nosso hotel”, diz Daniel Bernardes, gerente geral do Brasília Palace.

O novo modelo de classificação hoteleira ajusta a estrutura e o serviço dos hotéis às expectativas dos hóspedes e turistas. A classificação é uma ferramenta de comunicação entre o setor hoteleiro e os clientes e tem o objetivo de orientá-los em suas escolhas, permitindo uma comparação sobre o melhor hotel em relação às exigências e ao “tamanho do bolso” de cada hóspede.

A partir de hoje (25), o ministro do Turismo Gastão Dias Vieira entrega oficialmente as placas de classificação de outros empreendimentos – tais como o Grand Hyatt São Paulo e o Maksoud Plaza -, que já foram classificados pelo órgão.

Histórico do hotel
Primeiro hotel da capital, projetado por Oscar Niemeyer, o Brasília Palace foi inaugurado em 30 de junho de 1958. Era o primeiro prédio da capital e uma das três primeiras edificações, junto com o Palácio do Planalto e a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima. Quando inaugurado, hospedou equipes de governo à época da construção de Brasília. Em dezembro de 1959 foi palco da criação da música Água de beber, de Tom e Vinícius.

O hotel recebeu ainda personalidades como André Malraux, Jean Paul Sartre, Indira Gandhi, Rainha Elizabeth II, Dwight Eisenhower e Che Guevara, entre outros. Mas um incêndio, em 5 de agosto de 1978, destruiu completamente o prédio.

A partir daí, o local ficou abandonado até 14 de maio de 1997, quando o então governador Cristovam Buarque lançou o Edital de Licitação, de abrangência nacional, para a restauração do Brasília Palace Hotel, atendendo ao pedido de artistas, pioneiros e preservacionistas da cidade, que não se conformavam com os 19 anos de abandono da primeira construção inaugurada numa cidade.

A organização PaulOOctavio foi a única empresa do País a apresentar proposta, pois as características do Brasília Palace Hotel não permitiam a ampliação do prédio.

Durante todo o tempo de obras, o trabalho foi acompanhado pelo escritório de Oscar Niemeyer, a fim de preservar as características originais do edifício. Além disso, foram reconstruídos painéis de Athos Bulcão, de inestimável valor para a cultura nacional. Após nove anos de trabalhos, a empresa reinaugurou o hotel em setembro de 2006.

Reaberto, o Brasília Palace tornou-se, novamente, ponto de referência na cidade. Em 2007, o hotel ganhou um Master Imobiliário pelo trabalho de preservação do patrimônio histórico da cidade.

Serviço
www.plazabrasilia.com.br