braztoa premioOs vencedores exibem os prêmios que reconhecem as ações sustentáveis
(fotos: Priscilla Haikal)

Empresários e gestores se reuniram hoje (12) na zona oeste de São Paulo para acompanhar a cerimônia de entrega do 2° Prêmio de Sustentabilidade promovido pela Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo). Ao todo foram 48 projetos inscritos – um a mais do que no ano passado – disputando cinco categorias diferentes, além do reconhecimento máximo da noite, chamado de Top Sustentabilidade.

De acordo com Andrea Leane, diretora socioambiental da entidade, a premiação marca a segunda etapa do projeto que começou a ser elaborado em 2005.

“No ano passado, com a primeira edição do Prêmio, as ações tinham foco na educação dentro do trade, dos operadores e dos hoteleiros. Agora as práticas são voltadas para os fornecedores, num trabalho de conscientização da cadeia de turismo. No ano que vem o projeto será estendido ao consumidor final, para que o público conheça a importância dessas iniciativas e reflita na escolha dos produtos”, detalha Andrea.

andrea_marcoAndrea Leane, diretora socioambiental da Braztoa,
ao lado do presidente da entidade, Marco Ferraz

Foram quatorze os jurados que participaram da decisão, num processo de análise que durou aproximadamente dez dias. De um modo geral, os critérios avaliam a relevância sociocultural, ambiental e econômica dessas ações, além da inovação da iniciativa, da capacidade de prover educação e de estender os resultados dentro da empresa.

Em 2012, o Hotel Blumenberg, situado em Canela (RS), foi o vencedor na categoria Sustentabilidade em Turismo. Na noite de hoje o empreendimento ficou em terceiro lugar na categoria Meios de Hospedagem, uma nova divisão que não havia no ano passado. Em segundo lugar ficou o gaúcho Eko Residence, unidade hoteleira instalada em Porto Alegre, e o primeiro lugar ficou com a rede francesa Accor, com o programa de reflorestamento mundial Plant for the Planet. Ainda concorreram o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, no interior de São Paulo, e o Rio Quente Resorts, em Goiás.

premio

A Roteiros de Charme, associação de hotéis, pousadas e refúgios ecológicos nacionais, recebeu o prêmio principal, o Top Sustentabilidade. Confira abaixo a lista completa dos premiados:

Top Sustentabilidade
Roteiros de Charme

Meios de Hospedagem
1º lugar: Accor
2º lugar: Eko Residence (RS)
3º lugar: Hotel Blumenberg (RS)

Parceiros Institucionais
1º lugar: Roteiros de Charme
2º lugar: Garupa
3º lugar: Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco)

Parceiros do Trade
1º lugar: Aoka
2º lugar: Recanto Ecológico Rio da Prata
3º lugar: Raízes

Agências de Viagem
1º lugar: Andarilhos da Luz
2º lugar: Rota da Iguna
3º lugar: Livre Mundi

Associados Braztoa
1º lugar: Agaxtur
2º lugar: CVC
3º lugar: New Age

Serviço
www.braztoa.com.br